Terça-feira, 22 de Setembro de 2020
NOVO NORMAL

Novo começo: alunos da UEA iniciam aulas no sistema online

Período letivo do primeiro semestre de 2020 por meio de aulas não presenciais tem início por meio de plataformas digitais



show_show_agora_agorinha_vagas_673992B3-6210-4766-8A9B-88B3A92CA767.jpg Foto: Divulgação
04/08/2020 às 08:48

Nesta segunda-feira (3), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) retomou o período letivo do primeiro semestre de 2020 por meio de aulas não presenciais disponibilizadas em plataformas digitais.

Basta um computador, tablet ou smartphone para obter o conteúdo pedagógico gravado no Google Class ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e em aulas online pelo Google Meet e Class Room. 



As exposições também estarão disponíveis no YouTube, WhatsAPP, IPTV, e nos e-mails individuais dos alunos, que poderão acessar, com agendamento, o Plano de Estudo das disciplinas, baixar as aulas no Google Drive e levá-las para casa.

O estudante de Medicina Rodrigo Otávio Mesquita acredita que o modelo vai perdurar graças à colaboração dos professores e do empenho dos alunos. “As atividades presenciais não foram canceladas, e sim postergadas para outubro. É o que pode ser feito neste momento”, reflete.

Por conta do tempo livre, o método desafia o aluno a organizar os estudos de forma autônoma e a lidar com as distrações do ambiente doméstico.

“Há barulhos, notificações do celular, vizinhos com som alto e a própria cama, que geralmente fica ao lado da escrivaninha”, enumera Mesquita.

“Essa forma de ensino passa maior segurança, pois não vamos ficar expostos ao vírus”, diz Mayara Silva, do 9º período de Ciências Biológicas.

 “É uma experiência diferente, mas acredito que a dinâmica vai melhorando e se ajustando a nossa rotina de estudos. Acredito que a grande maioria não teve contato com o ensino em plataformas digitais”.

A reportagem enviou questionamentos à pró-reitora de Ensino de Graduação da UEA, Kelly Christiane de Souza, mas não recebeu resposta até o fechamento desta edição.

Como funciona

Em todas as escolas, centros e núcleos serão utilizadas diferentes plataformas digitais para a transmissão dos conteúdos durante o período de agosto a outubro de 2020, conforme o plano de retomada seguro das atividades acadêmicas.

“As aulas serão não presenciais com o uso das tecnologias digitais, ou seja, o estudante que tiver acesso a um computador, tablet ou smartphone pode acessar a aula de casa. Caso contrário, poderá procurar, de forma agendada, a sua unidade e ter acesso ao Plano de Estudo da sua disciplin”, explicou a pró-reitora Kelly Christiane de Souza.

News d amorim 845c88c9 db97 48fa b585 f1c0cb967022
Repórter de Cidades
Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Além de A Crítica, já atuou em uma variedade de assessorias de imprensa e jornais, com ênfase na cobertura de Cidades e Cultura.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.