Publicidade
Cotidiano
Notícias

Novo datacenter da Semef dará suporte aos 150 serviços disponíveis no portal do órgão

Com capacidade para armazenar 320 terabytes, datacenter permitirá melhoria nos serviços aos cidadãos 15/11/2015 às 14:28
Show 1
Ulisses Tapajós planeja colocar a Semef no top five das secretarias de finanças até dezembro de 2016
Acritica.com Manaus (AM)

Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) inova na parte de desenvolvimento tecnológico e inaugura o novo datacenter, que, entre outras funções, dará suporte aos 150 serviços disponíveis no Portal Semef Atende (semefatende.manaus.am.gov. br). Segundo o secretário de Finanças do município, Ulisses Tapajós, o objetivo é oferecer serviços que podem ser feitos de maneira mais rápida e confortável aos cidadãos. Atualmente, 52% do atendimento da Secretaria ocorre virtualmente.

Segundo dados da Semef, de janeiro até agora, o portal teve aproximadamente seis milhões de acessos. “É um dado importante. Significa dizer que é um serviço que a população utiliza e para atendermos com eficiência, precisamos inovar no sistema. O datacenter inaugurado pelo prefeito Artur Neto faz parte desse processo”, destacou Ulisses Tapajós. 

O projeto, que faz parte do processo de modernização da Semef, incorporou vários sistemas, como os da receita, da gestão, do controle interno, do tesouro, do orçamento e de outras secretarias”, destacou o subsecretário de Tecnologia da Informação da Semef, Eudo de Lima Júnior. Ele afirma que os dados de todas as secretarias estão incorporadas na central e o objetivo dos próximos meses é que os serviços de todas as instituições também estejam incorporados no atendimento virtual à população.

Os serviços mais acessados pela população são de emissão de segunda via do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), nota fiscal avulsa e certidões negativas, destacou o subsecretário. “Um conselho que damos ao cidadão é que, antes de ele se dirigir à Secretaria de Finanças, consulte o site e verifique se o serviço que ele deseja já está disponível para ser resolvido virtualmente”, destaca Ulisses Tapajós.  A opção de agendamento também faz parte do serviço oferecido, assim como “a eficiência na realização do mesmo”, enfatiza o secretário.

 Construção

O projeto para instalação do novo datacenter começou a ser desenvolvido no segundo semestre de 2013 e foi consolidado em 2015. O recurso veio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT), complementado com recursos próprios da prefeitura de Manaus.

 Além da contribuição ao cidadão, a implantação do sistema é resultado do modelo de gestão baseado na visão de futuro da Semef  “que esteve classificada entre as cinco secretarias de finanças municipais mais eficientes do Brasil”, destaca Tapajós.

Um dos mais modernos do País

O novo Datacenter da Semef está entre os mais modernos do Brasil. Potentes servidores acompanhados de eficientes nobreaks e gerador de energia permitem alto desempenho dos sistemas utilizados pelos órgãos colegiados da Prefeitura de Manaus. A velocidade do tráfego de dados agora é nível gigabytes.

Com o novo datacenter, a Prefeitura oferecerá alto desempenho às secretarias municipais. Com 320 terabytes de capacidade de armazenamento, será possível melhor performance dos atuais sistemas e redes de comunicação de dados, além de maior segurança contra perda de dados. A infraestrutura de última geração permitirá um tráfego de rede a 10 gigabyts. Foram investidos, aproximadamente, R$ 17 milhões para aquisição e montagem dos equipamentos. Com a nova estrutura de hardware, o Executivo poderá investir softwares modernos.

Publicidade
Publicidade