Publicidade
Cotidiano
Notícias

Novo medicamento contra hepatite C é aprovado no Brasil

O Daklinza (daclatasvir) é o primeiro remédio para tratamento oral da hepatite C aprovado no país 07/01/2015 às 12:22
Show 1
Ela possibilita um período de tratamento menor da doença
ACRITICA.COM ---

A biofarmacêutica global Bristol-Myers Squibb informa que o Ministério da Saúde aprovou a autorização para comercialização do medicamento Daklinza (daclatasvir) no Brasil. 

Daclatasvir é o primeiro inibidor pan-genotípico do complexo NS5A aprovado no país que permite o uso em combinação com outros medicamentos para o tratamento de infecção crônica pelos genótipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da hepatite C (HCV) em adultos, possibilitando um período de tratamento menor (12 ou 24 semanas) em comparação ao período de 48 semanas de tratamento com regimes à base de interferon e ribavirina.

Adotado em combinação com sofosbuvir, consiste em um regime totalmente oral, livre de interferon, que proporcionou taxas de cura de até 100% em estudos clínicos, incluindo pacientes com doença hepática avançada, genótipo 3 e aqueles com falha do tratamento com inibidores da protease.

Esta aprovação está em linha com a necessidade de o governo disponibilizar rapidamente aos pacientes medicamentos mais modernos para combater a doença em território nacional.

"A entrada em nosso país de mais uma opção para o tratamento da hepatite C desenvolvida pela Bristol reforça o compromisso que temos, junto ao governo, em apoiar a saúde dos cidadãos brasileiros através de uma política de acesso universal para o tratamento desta doença grave", afirma Gaetano Crupi, presidente da Bristol-Myers Squibb no Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é um dos primeiros países do mundo a implantar a nova geração de medicamentos para as hepatites virais e também foi um dos pioneiros na implantação dos medicamentos inibidores de protease. O objetivo é atender aproximadamente 50 mil pacientes que não respondem bem ao tratamento disponível na rede pública atualmente.

Publicidade
Publicidade