Quarta-feira, 24 de Julho de 2019
Notícias

Novo modelo de carro à prova de buracos chega ao Brasil em 2017

O Fusion Sport terá um sistema de detecção de buracos controlado por computador, com objetivo de evitar danos causados à suspensão por erosões na pista



1.png O sistema de sensores do Fusion 2017 teria uma prova de fogo nas ruas do Distrito Industrial de Manaus
27/02/2016 às 15:48

A Ford vai lançar no segundo semestre no mercado norte-americano a nova linha 2017 do Fusion que traz a versão Sport com motor V6 EcoBoost de 330 cv. Além da potência e visual esportivo, esse modelo também terá outra grande novidade: um avançado sistema de detecção de buracos na via controlado por computador.

Esse sistema visa a ampliar as condições de dirigibilidade, evitando danos causados à suspensão por erosões na pista. Será o primeiro carro da Ford a vir de série com o chamado sistema CCD (“continuously controlled damping”), de controle contínuo dos amortecedores, como mostra este vídeo. Para aproveitar todo o potencial dos 330 cv do motor EcoBoost V6 2.7 e responder  rápido aos comandos do motorista, com uma direção mais esportiva, a suspensão é ajustada ao toque de um botão para o modo “sport”, que aumenta o grau de amortecimento.

No modo “normal”, ela favorece o conforto no dia a dia. Como funciona O sistema é composto por 12 sensores de alta resolução que fazem a leitura da pista para detectar buracos à frente. Esses dados são analisados pelo computador de bordo, que ajusta os amortecedores a cada 2 milissegundos – mais rápido que um piscar de olhos – para responder a cada situação.

Desse modo, impede que a roda caia no fundo do buraco e reduz o seu impacto na outra borda. Ao mesmo tempo, ele envia um sinal à suspensão traseira, que assim consegue responder à mesma situação ainda mais rápido. “Às vezes é impossível fugir dos buracos, uma causa comum de desconforto e danos na suspensão.

O Fusion V6 Sport será o primeiro da categoria no mercado norte-americano a oferecer essa tecnologia avançada de suspensão, que impede a roda de cair de forma brusca nos buracos”, diz Jason Michener, especialista em amortecimento continuamente controlado da Ford.

Novo Kuga na Europa

A Ford anunciou o novo Kuga para a Europa, um dos cinco utilitários esportivos que serão lançados naquele mercado nos próximos três anos. A empresa também afirmou que vai triplicar o investimento de engenharia em sistemas semiautônomos e acelerar a introdução de tecnologias de assistência ao motorista em seus veículos para facilitar tarefas como estacionar e dirigir no trânsito intenso.

O anúncio foi feito por Mark Fields, presidente mundial da Ford, na abertura do Mobile World Congress, em Barcelona, um dos principais eventos de tecnologia do mundo. O executivo confirmou, também, o lançamento do sistema de conectividade SYNC 3 e da plataforma de serviço ao cliente FordPass na Europa este ano.

“Quando olhamos para o futuro, é claro que estamos à beira de uma revolução na mobilidade – desde o compartilhamento de carros e direção autônoma até a experiência do cliente", disse Mark Fields. "A tecnologia e a inovação nos dão oportunidade de avançar nessas tendências", disse.


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.