Publicidade
Cotidiano
Notícias

Novo Núcleo de Prática Jurídica da UEA oferece atendimento gratuito à população

Alunos e professores de Direito da UEA realiza o atendimento jurídico gratuito para a população de baixa renda, em casos que envolvem áreas como a previdenciária, civil e de família 11/09/2014 às 21:58
Show 1
Nova sede do Núcleo de Práticas Jurídicas da UEA
acritica.com* ---

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (11), a nova sede do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), na avenida Umberto Calderaro, nº 1, bairro Adrianópolis, na zona Centro-sul de Manaus. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 17h30.

O Núcleo de Prática Jurídica realiza o atendimento jurídico gratuito para a população de baixa renda, em casos que envolvem áreas como a previdenciária, civil e de família. Os alunos do curso de Direito da UEA têm, no núcleo, a disciplina de Estágio. Segundo o reitor da UEA, Cleinado Costa, a estrutura é uma necessidade para os acadêmicos.

“Tendo o ambiente adequado, tendo recursos necessários para receber as pessoas, orientados pelos professores, os alunos têm a possibilidade de efetivamente exercer sua profissão”, disse.

Segundo a coordenadora do núcleo, professora Adriana Lima, o local conta com o Núcleo de Advocacia Voluntária (NAV), em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a Clínica de Direitos Humanos e Direito Ambiental e, ainda, em parceria com a Justiça Federal, Seção Judiciária do Amazonas, um Polo do Núcleo de Prática Jurídica especializado em causas previdenciárias e aquelas de competência dos Juizados Especiais e Federais.

O aluno finalista do curso de Direito da UEA, Diego Sanchez, 33, disse que a nova infraestrutura vai proporcionar melhoria tanto para o ensino dos acadêmicos quanto para o atendimento à população. “Agora temos mais computadores, espaço amplo para atender as pessoas que nos procuram, enfim, uma condição muito melhor que antes”, afirmou.

O Núcleo de Prática Jurídica existe há 10 anos e funcionava anteriormente na Escola Superior de Ciências Sociais da UEA, na avenida Castelo Branco, bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus. Durante esse período, cerca de 5 mil alunos participaram das atividades.


Publicidade
Publicidade