Publicidade
Cotidiano
Notícias

Novo portal da Semef oferece 150 serviços ao contribuinte

Secretaria de Finanças do Município lançou, há três meses, novo portal para facilitar a vida do contribuinte. Pagar ou alterar a titularidade do IPTU, emitir notas fiscais avulsas e certidão negativa de débito são alguns dos 150 serviços 08/03/2015 às 17:11
Show 1
Novo portal da secretaria já está disponível. Até dezembro, novos serviços devem ser lançados
Natália Caplan Manaus (AM)

Pagar ou alterar a titularidade do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), emitir notas fiscais avulsas e certidão negativa de débito.

Estes são apenas alguns dos 150 serviços da Secretaria Municipal de Finanças (Semef) disponíveis na Internet, por meio do Semef Atende. Basta acessar o endereço eletrônico www.semefatende.manaus.am.gov.br.

De acordo com o titular da secretaria, Ulisses Tapajós, o objetivo é disponibilizar ferramentas práticas.

“Nós temos três grandes prioridades: o aumento da arrecadação municipal, a redução dos gastos com custeio e modernizar os nossos processos de forma a oferecer conforto aos contribuintes. Para isso, temos cinco processos que já estão sendo usados pelos cidadãos e, até o fim do ano, teremos mais novidades”, diz.

Segundo ele, tudo foi planejado para facilitar a vida do contribuinte e acabar totalmente com a dependência excessiva de papelada.

“Acabou a época da caneta e do papel carbono”, brincou, ao ressaltar que o Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged) não  beneficia a população, melhorando a logística e diminuindo a burocracia.

“O Siged tem a função de fazer com que todos os nossos processos físicos sejam informatizados. Não trabalhamos mais com papel, somente processos virtuais”, afirma.

Ele cita ainda mais dois serviços disponíveis no portal: consulta de dados cadastrais de imóveis e à legislação tributária municipal.

Canais de atendimento

Com acesso ao portal, lançado há pouco mais de três meses, também foram criadas outras duas ferramentas de apoio: o Call Center (156), que está apto a apoiar qualquer dificuldade que o usuário tenha e o serviço de web chat que permite que questões mais técnicas sejam respondidas na hora.

Ulisses Tapajós enfatizou, ainda, que tudo foi pensado para evitar que o usuário se desloque até a sede da secretaria.

“Da sua fábrica, escritório ou residência, todos podem acessar e encontrar, ali, os 150 processos disponíveis. Não é mais necessário ir até a sede da Semef resolver questões que, antes, precisavam ser presenciais”, explica.

É possível ainda, acessar os serviços em smartphones com sistema Android. “Criamos um aplicativo que se chama “Semef +”. Por meio dele também são oferecidos à populaçãotodas as informações necessárias”, completa.

Até o fim de abril, está prevista a implantação de novos trabalhos. O primeiro deles é a adesão à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que permitirá o licenciamento de atividades econômicas de baixo risco em 48h.

Outra novidade será a implantação do portal do fornecedor, pelo qual as empresas que trabalham com a Prefeitura poderão saber sobre o andamento dos processos de pagamento.

Publicidade
Publicidade