Segunda-feira, 17 de Junho de 2019
Notícias

Novo presidente do Tribunal de Contas do Amazonas será escolhido nesta quarta (27)

Além do novo presidente do órgão, os conselheiros do TCE-AM também vão eleger o novo vice-presidente, corregedor e ouvidor. Após a eleição, 37 processos serão julgados no plenário



1.jpg Após a eleição, serão julgadas as contas dos ex-prefeitos de Parintins, Manacapuru e Manaquiri: Bi Garcia, Ângelus Figueira e Jair Souto, respectivamente
26/11/2013 às 16:53

O colegiado do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) se reúne nesta quarta-feira (27), às 10h, para eleger o novo presidente, vice-presidente, corregedor, ouvidor e coordenador-geral da Escola de Contas Públicas do órgão, para o biênio 2014-2015. Na ocasião, durante a 47ª sessão, ainda serão julgados 37 processos.

Também durante a eleição, serão escolhidos os membros das 1ª e 2ª Câmaras e sorteadas as “calhas” de municípios do TCE, isto é, como serão distribuídos pelo território do Estado os conjuntos de municípios que terão suas contas avaliadas por respectivos relatores, conselheiros e auditores do Tribunal.

A eleição, segundo o conselheiro-presidente Érico Desterro, acontecerá no início da sessão. “Os sete conselheiros votam abertamente para cada função. O colegiado tem mantido a tradição da antiguidade para o comando do TCE. Essa escolha tem dado oportunidade da renovação da administração de modo que todos conselheiros têm a oportunidade de comandar a Tribunal de Contas”, afirmou.

Julgamentos

Após a eleição da nova cúpula do TCE-AM, o colegiado julga 37 processos da pauta ordinária no plenário do Tribunal, entre eles 20 recursos de revisão e reconsideração de contas e dez prestações de contas.

Entre recursos a serem apreciados estão o do secretário-geral do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Juscelino Kubitschek; da presidente da Federação Amazonense de Ginástica (FAG), Verônica de Castro Martins; e dos ex-prefeitos de Parintins, Manacapuru e Manaquiri, Frank Luiz da Cunha Garcia, o Bi Garcia; Ângelus Figueira; e Jair Souto, respectivamente.

Os conselheiros julgam ainda as contas da ex-diretora-presidente do ManausPrev, Danielle Leite (exercício de 2011); da ex-secretária de Comunicação de Manaus, Celes Borges (ano de 2012); e da diretora-geral do Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), Corina Maria Nina Viana (ano de 2011), entre outros.

*Com informações da assessoria de imprensa


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.