Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
Notícias

Novo superintendente da Suframa é anunciado por ministro durante reunião em Brasília

Gustavo Igrejas, então adjunto da Suframa, assumirá interinamente o órgão responsável pela Zona Franca de Manaus, após a saída anunciada de Thomaz Nogueira. Mudança foi divulgada por ministro do MDIC



1.gif Gustavo Igrejas
05/11/2014 às 13:37

A partir desta quinta-feira (6), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) terá um novo nome à frente do órgão: Gustavo Igrejas, então superintendente adjunto, assumirá interinamente a administração da autarquia após a exoneração anunciada de Thomaz Nogueira, que pediu para sair da Suframa após três anos no cargo.

A demissão oficial de Thomaz e a divulgação de Gustavo como novo superintendente foram anunciadas pelo ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges, em reunião com servidores da Suframa, com o próprio Gustavo e de políticos da bancada amazonense em Brasília, como a senadora Vanessa Grazziotin.

O encontro foi realizado para discutir questões trabalhistas dos servidores da Suframa, que vinham fazendo paralisações e uma greve no início do ano exigindo um plano de cargo e carreiras e outras reivindicações. Conforme a assessoria de imprensa da senadora Vanessa, o anúncio do novo superintendente foi feito logo no início da reunião.

As mudanças feitas na Suframa devem ser oficializadas na publicação do próximo Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta (6). A decisão sobre o nome de Gustavo foi tomada após consulta feita pelo ministro Mauro Borges com o governador José Melo, os senadores Vanessa Grazziotin, Eduardo Braga e Alfredo Nascimento, e com futuro senador Omar Aziz.

Durante o anúncio, o ministro do MDIC teria comentado sobre a forma como o atual superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, pediu para deixar o cargo. Mauro Borges considerou “deselegante e não profissional” a maneira como Thomaz disse que pediria sua exoneração, citando a publicação de mensagem de Nogueira em rede social pessoal.

A saída de Thomaz da Suframa foi vista em tom de reprovação pela bancada política amazonense em Brasília, já que o então superintendente justificou a exoneração dele motivado por três questões, entre elas a forma como os parlamentares do Amazonas no Congresso Nacional dão atenção para o projeto de lei sobre a reforma tributária.

Na reunião com o ministro do MDIC, a senadora Vanessa disse que apoiava inteiramente a iniciativa do governo federal em escolher Gustavo Igrejas, e também reclamou da forma como Thomaz Nogueira pediu para sair da Suframa. Segundo ela, Nogueira “pouco procurou” a bancada política para discutir problemas que empatavam a Zona Franca.

De acordo com o ministro Mauro Borges, todos os consultados apoiaram o nome de Gustavo como novo superintendente sem divergências, e imediatamente ele será empossado no cargo, após a publicação do DOU. Entretanto, com a reeleição do governo Dilma, por mais quatro anos, é possível haver novas mudanças na Suframa futuramente.

Servidores da Suframa

A reunião com o ministro do MDIC foi realizada com o propósito de encontrar soluções para as reivindicações trabalhistas dos servidores da Suframa, que promoveram paralisações este ano exigindo um plano de cargos e carreiras, a reestruturação da tabela de salários (defasada desde 2008), reestruturação das áreas descentralizadas, entre outros.

O ministro Mauro Borges disse que terá compromisso com o Sindicato dos Servidores da Suframa (Sindframa) para tentar junto à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, uma equiparação salarial dos servidores da Zona Franca com salários pagos a outros funcionários do MDIC. Uma reunião entre Mauro, Miriam e Sindframa está marcada para esta tarde.

As alterações prometidas para os servidores da Suframa deverão ser aprovadas pela ministra Miriam Belchior e, após isso, passarão pelo aval de um grupo de trabalho criado para solucionar tais impasses. Posteriormente, o documento com as mudanças trabalhistas será enviado para a sanção da presidente Dilma Rousseff.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.