Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019
Notícias

Novos representantes do AM tomam posse prometendo lutar por causas nacionais

Deputados federais e senador começam mandatos focados em questões convergentes, independentemente de ideologias



1.gif Parlamentares empossados elegeram, em primeiro turno, Eduardo Cunha como novo presidente da Câmara
02/02/2015 às 09:16

Os nove parlamentares do Estado do Amazonas – oito deputados federais e um senador – que tomaram posse ontem no Congresso Nacional começam o mandato focados em questões convergentes, independentemente da posição política ou partidária.

Mesmo dividida em dois grupo (um sob a liderança de Omar Aziz e outro de Eduardo Braga), a bancada está de olho nas mudanças que o povo brasileiro quer, como a reforma política, e nas ações que busquem solucionar os problemas enfrentados pelo Estado do Amazonas. O fortalecimento do Polo Industrial de Manaus, a conclusão da BR-319 (Manaus-Porto Velho), o fim do isolamento do interior do Estado, mais hospitais, escolas e segurança pública foram os temas mais frequentes nos discursos de posse dos parlamentares.



Foram empossados os novos deputados federais Arthur Bisneto (PSDB-AM), Alfredo Nascimento (PR-AM), Marcos Rotta (PMDB-AM|), Hissa Abrahão (PPS-AM) e Conceição Sampaio (PP-AM). E os veteranos reeleitos Átila Lins (PSD-AM), Pauderney Avelino (DEM-AM) e Silas Câmara (PSD-AM). No Senado, estreia o ex-governador Omar Aziz (PSD-AM). A renovação na bancada do Amazonas é uma das maiores dos últimos anos (62,5%). As senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Sandra Braga (PMDB-AM) completam a bancada amazonense.

O mais votado nas últimas eleições do Amazonas, o deputado Arthur Bisneto, chegou ao plenário da Câmara acompanhado pelo pai, o prefeito de Manaus Arthur Neto. Além de prometer trabalhar pelo desenvolvimento do Estado, o tucano disse que vai fazer uma oposição consequente ao Governo da presidente Dilma Rousseff. Arthur Neto disse ter uma boa expectativa em relação à atuação do filho e que ele será um grande aliado para levar recursos para Manaus.

“Tenho muita esperança que o novo Congresso, o que mais renovou em toda a sua história, vai olhar o Brasil de uma forma diferente. E com a economia fragilizada a Zona Franca de Manaus é um tema que necessita de uma visão e empenho especial de nossa bancada”, disse o deputado Silas Câmara que está no quinto mandato federal.

O decano da bancada, Átila Lins, diz que chega para o seu sétimo mandato federal com a disposição e entusiasmo de quem está começando. Ele prega a municipalização, a conclusão dos aeroportos no interior do Estado, agências bancárias nos municípios assim como as agências do INSS para facilitar a vida dos trabalhadores do Amazonas.

Bandeiras de luta no parlamento

O deputado Hissa Abrahão vai focar o mandato na fiscalização e controle de contas, fortalecimento da Zona Franca de Manaus, a BR-319 (Manaus-Porto Velho) e a reforma política. Única parlamentar mulher da bancada amazonense, Conceição Sampaio disse que leva para Brasília a expectativa de mostrar o Estado do Amazonas com outro olhar, dar visibilidade ao que representa o Polo Industrial de Manaus que tanto preserva a floresta quanto cria milhares de empregos.

A parlamentar também defende a reforma política e quer maior participação das mulheres. “Nessa reforma, essa questão do poder feminino precisa ser levado em conta, não somente por meio de cotas, mas os partidos precisam dar mais apoio e incentivar as candidaturas de mulheres”, declarou Sampaio.



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.