Quinta-feira, 18 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Notícias

O cotidiano de mulheres "classe A"

Empresárias e especialistas do mercado local explicam como se comporta o público de elevado poder aquisitivo, que tem a dupla tarefa de cuidar da família e dos negócios


27/04/2013 às 16:44

Comprar pela Internet, pagar contas no banco e ir ao supermercado são hábitos de consumo que também fazem parte da vida das mulheres da chamada “classe A”. Ao contrário do que dizem os estereótipos e preconceitos formados, as consumidoras de alto poder aquisitivo batalham na profissão, cuidam da família e, por isso, têm pouco tempo para fazer compras. Mesmo com essa particularidade, elas representam um público muito disputado pelas marcas e lojas de luxo.

Tanto que já existem várias instituições de pesquisa voltadas para essa faixa de renda. Uma delas é o Instituto Qualibest, que criou a rede virtual La Clé para estudar as mulheres de classe AAA de São Paulo (renda familiar acima de R$ 30 mil). O último estudo feito pelo instituto, em novembro de 2012, apontou que as consumidoras desse público trabalham de seis a oito horas por dia, em média.

Como vivem ocupadas, essas consumidoras buscam otimizar o tempo. Segundo a pesquisa, em cada grupo de dez mulheres, sete delas (ou seja, 70%) fazem compras online e acessam sites de bancos para pagar contas, fazer transferências e aplicações.

Em Manaus, o mesmo comportamento apresentado pela pesquisa é verificado entre executivas e empresárias. A proprietária da rede Yogumania, Mariana Verçosa, é uma das mulheres que não perde tempo em fila de banco ou em corredores de shoppings. “Faço tudo pela Internet porque não tenho tempo. Meu iPad e meu computador eu comprei pela Internet, por exemplo. Também costumo comprar sapatos. Já conheço os padrões de numeração dos sites e faço as operações com vendedores confiáveis”, explica.

Uma das poucas coisas que Mariana ainda não consegue resolver pela Web é a ida ao supermercado. “Aí não tem jeito. Sou recém-casada e não tenho quem faça pra mim. Eu e meu marido brigamos para decidir quem vai”, brinca ela.

A empresária administra em Manaus duas unidades da rede Yogumania (iogurte frozen) nos shoppings Manauara e Amazonas e se prepara para abrir em junho mais uma loja no Shopping Ponta Negra. Mas apesar de passar boa parte da semana dentro de shoppings, o que Mariana gosta mesmo de fazer é viajar. “Não sou muito ligada a marcas de luxo e joias. Minha prioridade de consumo é viagens”, entrega.

Curta duração

Segundo a proprietária das agências CVC em Manaus, Isabel Távora, a maioria das viagens feitas por mulheres da classe A é de curta duração, com permanência média de uma semana no destino. “Algumas delas realmente se tornam dependentes de “brechas” nas suas agendas ou de seus maridos, mas observa-se cada vez mais a descoberta do prazer de se organizar, marcar shows, restaurantes, planejar compras e passeios”, diz Távora.

Bom gosto é fundamental

A presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Manaus (Business and Professional Women – BPW), Grace Benayon, ressalta que andar bem vestida faz parte do dia a dia das executivas e empresárias. No entanto, ela deixa claro que isso não é sinônimo de futilidade.

“A mulher de negócios tem que estar sempre bem apresentada, mas ela valoriza mais seu dinheiro e seu tempo, ou seja, o suor do seu trabalho. Esse público é moderno e sabe comprar produtos de qualidade e com menor preço. Adquirir itens de marca não é fundamental. O importante é ter bom gosto. É possível encontrar itens de qualidade em bazar, por exemplo”, comenta Grace.

Mas a dirigente da entidade também reforça que não há nada de errado em adquirir um “mimo” de marca, como um produto das marcas Prada e Dior.

publicidade
publicidade
Casal é preso por roubar celular e R$ 490 de avós de 80 e 72 anos em Iranduba
LDO de 2020 prevê reestruturação da carreira militar e exclui reajuste para servidores
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.