Terça-feira, 26 de Outubro de 2021
Dicas

O que você precisa saber antes de viajar à Noruega

Confira as principais informações turísticas da Noruega e entenda o que muda para quem vai viajar à Noruega após a implantação do ETIAS a partir de 2022



hnhn_CAF9A4B8-4A67-4527-99DA-297460A4BE56.jpg
17/08/2021 às 14:44

A Noruega é um dos países escandinavos que mais atraem turistas brasileiros — especialmente por causa dos fenômenos naturais que não ocorrem aqui nos trópicos, como a aurora boreal e o sol da meia-noite. Mas há muitas outras atrações norueguesas que valem a visita em qualquer época do ano, como mostraremos neste artigo.

Reunimos as principais informações que você precisa saber para planejar sua viagem, inclusive com esclarecimentos quanto ao ETIAS. Afinal, mesmo não se tratando de um visto de turista para Noruega, o ETIAS será exigido para entrar no país em vários destinos europeus em 2002.



Confira todas as dicas abaixo e prepare-se para conhecer a Noruega.

Melhor época para viajar à Noruega

A melhor época para viajar à Noruega pode depender do tipo de experiência que você tem em mente, mas em geral é recomendado visitar o país quando o clima é mais ameno e o sol não se põe, no verão, ou quando o fenômeno da aurora boreal pode ser visto, no outono. 

Ainda assim, as temperaturas são bem mais baixas do que as mínimas do inverno em Manaus

Como é o verão escandinavo

No início do verão, ao final do mês de julho, é comum vermos algumas pessoas vestindo chinelos e roupas leves enquanto outras usam agasalhos pesados e luvas — o que diferencia os turistas dos moradores locais. Já no auge da temporada, é possível aproveitar os dias de calor com uma sensação térmica mais confortável para o padrão brasileiro.

Uma boa pedida para quem planeja viajar à Noruega entre julho e agosto é montar um roteiro incluindo países vizinhos como Dinamarca, Suécia e Finlândia. Há um passe especial de trem, que também dá direito a trajetos de barco, ótimo para quem deseja apreciar belas paisagens no percurso — além de economizar no famoso passeio pelos fiordes noruegueses.

Como ver a aurora boreal na Noruega

Ver a aurora boreal é um dos principais desejos dos brasileiros que visitam a Noruega. A partir do final de setembro, em especial de novembro e março, os turistas se aventuram pelas terras geladas da região norte norueguesa para conferir como é esse verdadeiro show da natureza. 

A cidade de Tromsø é tida como a capital da aurora boreal e fica a 350 quilômetros do Círculo Polar Ártico. Outros destinos para se ver esse fenômeno natural são as cidades de Alta, Bodø e Kirkenes, além das ilhas Lofoten, Svalbard e Magerøya, onde fica o ponto mais ao norte da Europa, conhecido como Cabo Norte.

Nesses lugares, é possível fazer várias atividades interessantes durante o outono norueguês: de passeios de trenó a expedições fotográficas para registrar os momentos mágicos em que as luzes brilhantes e coloridas dançam na escuridão do céu.

Informações essenciais sobre a Noruega

A Noruega tem muito a oferecer aos turistas, com inusitadas belezas naturais, delícias à base de caviar e peixes de águas geladas, cidades modernas e aldeias vikings, arte, cultura e muito lazer. 

  • Capital: Oslo
  • Moeda: Coroa Norueguesa, sendo fácil fazer o câmbio de euros ou dólares no país 
  • Idioma oficial: Norueguês, com boa parte da população capaz de se comunicar em inglês
  • Fuso horário: É importante observar que a Noruega adota o horário de verão (GMT+2), o que pode fazer diferença em relação a outros países europeus
  • Vistos: Brasileiros não precisam de visto para Noruega em viagens com finalidade de turismo ou negócios com duração menor do que 3 meses. 
  • Após a implementação do ETIAS, prevista para até o final de 2022, os portadores de passaporte do Brasil precisarão obter uma autorização de viagem desse sistema antes de viajar à Noruega.

Autorização ETIAS para entrar na Noruega e em outros países europeus

ETIAS significa Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem. Tal sistema vem sendo desenvolvido pela União Europeia para permitir um melhor controle das entradas e saídas no Espaço Schengen, do qual a Noruega faz parte.

Depois que o ETIAS entrar em vigor, será exigido que os turistas brasileiros se candidatem a uma autorização eletrônica de viagem antes do embarque para a Europa. Para isso, basta preencher um formulário online e efetuar o pagamento de uma taxa com cartão de crédito ou débito. 

O processo deve ser rápido e prático: a resposta será enviada por e-mail (provavelmente em cerca de 72h) e o ETIAS ficará conectado eletronicamente ao passaporte, podendo permanecer válido por 3 anos ou até que a expiração desse documento do viajante.

A autorização no ETIAS vai valer para múltiplas entradas nos 26 países do Schengen na Europa, permitindo que o turista se desloque livremente entre eles. E a permanência na região pode ser de até 90 dias a cada período de 180 dias — o que torna mais simples viajar à Noruega e montar um roteiro que inclua outros países europeus, como o tour escandinavo sugerido neste artigo.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.