Publicidade
Cotidiano
Alimentação saudável

Evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia percorrerá escolas de Manaus

De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI), Luana Vinhote, a oficina envolverá palestras e cursos voltados à utilização de produtos regionais da culinária do Amazonas 26/10/2016 às 05:00
Show cid fotos da oficina de culin ria da ci ncia em itacoatiara   foto divulga  o 3
Ingredientes e pratos regionais saborosos vão estimular o consumo de alimentos saudáveis pelos jovens estudantes (Foto: divulgação)
Silane Souza Manaus (AM)

Despertar o interesse e motivar os estudantes da rede pública a adotar novos hábitos alimentares é o objetivo da Oficina de Culinária da Ciência que será realizada de hoje até a próxima segunda-feira, em escolas estaduais de Manaus. O evento é uma das 110 atividades da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começou no último dia 18, trazendo o tema “Ciência Alimentando o Brasil” para discussão.

De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI), Luana Vinhote, a oficina envolverá palestras e cursos voltados à utilização de produtos regionais da culinária do Amazonas.

Luana revela que as oficinas são voltadas aos jovens de 6 a 17 anos por ser um público ainda em fase de formação, sendo mais flexível a mudança. “Ao contrário dos adultos que, por terem uma formação completa, são mais resistentes a  mudança de hábitos alimentares”, observa. “Mas se a gente conseguir colocar na cabeça desses jovens que há alternativa saudável para termos uma vida melhor eles vão levar isso para casa e influenciar os pais”, continuou.

Ela disse que um dos maiores gargalos na população infantil é a obesidade, doença que não era percebida antigamente. “Isso está acontecendo porque as crianças estão consumindo muito produtos industrializados.  Muitas doenças podem ser evitadas com uma alimentação saudável”, garante Luana.

Cardápio
Panqueca de banana, berinjela refogada, crepioca com polvilho/goma, ovos e uma pitada de sal, brusqueta de tomate, orégano, azeite e sal marinho, além de sucos naturais de acerola, caju, abacaxi e cupuaçu, são alguns dos pratos a serem ensinados aos estudantes durante a Oficina de Culinária. O evento também vai tratar de segurança alimentar destacando a importância da produção e consumo de produtos livres de agrotóxicos e, ainda, sobre a prática de atividades físicas.

 

Locais
A Oficina de Culinária da Ciência vai ser realizada nas escolas estaduais Isaac Banayon Sabba, bairro Compensa (hoje), Aldeia do Conhecimento, Cidade Nova (quinta-feira)  e CETI Elisa Bessa Freire, Jorge Teixeira (segunda-feira).

Público além da expectativa em Itacoatiara
A Oficina de Culinária da Ciência, que vai acontecer nesta semana em escolas da rede pública de Manaus, foi realizada entre os dias 20 e 21 em Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital). O evento foi realizado durante a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do município, promovida em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e Universidade Federal do Amazonas .

 De acordo com a coordenadora do Eixo Tecnológico Saúde e Meio Ambiente do Ifam, Ana Rita Braga, o evento superou a expectativa porque além dos estudantes a comunidade em geral se interessou pela oficina. “Tivemos mais de mil inscrições. Isso mostra a necessidade de termos cada vez mais eventos científicos nas cidades do interior porque a população quer conhecer e essa atividade foi muito importante porque trouxe informação para as pessoas”, disse.

Ela destacou a importância das atividades voltadas à segurança alimentar e utilização adequada de defensores agrícolas.

Publicidade
Publicidade