Publicidade
Cotidiano
Notícias

ONG faz levantamento para denunciar candidatos que sujam as ruas com ‘santinhos'

Voluntários da Altpet realizam o trabalho há três eleições e estão aperfeiçoando o método em 2014, com filmagens e fotos para registrar os flagras dos 'sujões' 20/10/2014 às 12:18
Show 1
Material recolhido nas ruas serve de prova contra os sujões das ruas nas eleições
Luciano Falbo ---

Membros da ONG Instituto Tecnológico Alternativo de Petrópolis (Altpet) vão apresentar ao juiz Adalberto Carim, titular da Vara do Meio Ambiente, um levantamento feito com santinhos de candidatos jogados na noite da véspera da eleição em 700 metros da rua Coronel Ferreira de Araújo, uma das principais do bairro Petrópolis, Zona Centro-Sul.

Seis pessoas participaram do trabalho desde a coleta até a contagem e sistematização das informações. Os 7.917 santinhos recolhidos também serão entregues à Justiça. No levantamento, foi feito o ranking dos mais “sujões” por menção do nome no material e os que aparecem em fotos. Há também o detalhamento por partido e por cargo disputado.

No ranking dos que aparecem nas fotos, Silas Câmara e Valdiberto Rocha foram os que mais sujaram, com 39,7% do material recolhido. Entre os candidatos a deputado estadual, além de Valdiberto, aparecem entre os mais sujões Dermilson Chagas, Isaac Tayah, Reizo Castelo Branco, Elias Emanuel e Platiny Soares. Entre os postulantes a deputado federal, além de Silas, figuram no topo do ranking Arthur Bisneto e Sabino Castelo Branco. Por partido, PSD e Pros ocupam, respectivamente, as primeiras posições.

Publicidade
Publicidade