Publicidade
Cotidiano
Notícias

ONG francesa atuará em programa de prevenção a Aids em Parintins (AM)

O projeto será executado no município após os associados receberem capacitação por uma equipe de Manaus 11/03/2015 às 16:32
Show 1
ONG francesa atuará em programa de prevenção a Aids em Parintins
acritica.com ---

Durante um encontro ocorrido com o Ministério da Saúde, Departamento de DSTs/Aids, ONG’s, Secretaria de Vigilância em Saúde e Cooperação Interfederativa do Amazonas, a Associação de Gays, Lésbicas e Travestis de Parintins (AGLTPIN) apresentou para a Coordenação Estadual e Coordenações Municipais de Saúde, o Projeto “Viva Melhor Sabendo”, o qual foi aprovado e receberá recursos da ONG Francesa Aids Healthcare Foundation (AHF).

O projeto foi elaborado em parceria com a Gerência de Programas de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de Parintins e tem o objetivo de incluir os membros da associação em ações de testes rápidos de Aids por fluido oral para somar na luta contra o vírus do HIV. O projeto será executado no município após os associados receberem capacitação por uma equipe de Manaus.

O presidente da Associação, Fernando Moraes, explicou que o novo mecanismo de testagem (rápida por fluido oral para Aids), produzido por Bio-Maguinhos, é mais uma tecnologia a ser oferecida conforme a realidade local. Ele explica que o projeto oferece uma forma de aperfeiçoar a ampliação ao diagnóstico, uma vez que as ONG’s conseguem ter acesso maior às populações chave para   o HIV como os gays, profissionais do sexo, travestis, transexuais e pessoas que usam drogas.

O gerente do programa de DSTs, enfermeiro Evan Almeida, explica que além da capacitação, os associados receberão os recursos necessários para realizar as ações em festas culturais do ano e nas comunidades. Ele ainda ressalta que projeto vai contribuir bastante com o programa de DSTs e vai alcançar um público maior, em especial o grupo LGBT. “O ‘Viva Melhor Sabendo’ facilitará o diagnóstico como metodologia de prevenção. Estamos construindo um caminho juntos para combater o vírus da Aids em Parintins” afirma.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade