Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
Notícias

'Operação Verão' notifica mais de 500 embarcações em menos de dois meses

Operação é feita anualmente pela Marinha do Brasil, entre agosto e março. A fiscalização é feita em toda a área da Amazônia Ocidental



1.jpg Operação Verão, da Marinha do Brasil
29/09/2013 às 18:44

A “Operação Verão”, da Marinha do Brasil, notificou 518 embarcações irregulares na região da Amazônia Ocidental entre os dias 15 de agosto e 25 de setembro. Durante o período, foram feitas 1949 abordagens e 243 apreensões. A operação tem o propósito de itensificar as inspeções navais para evitar acidentes e acontece, anualmente, em todo o Brasil. 

Na Amazônia Ocidental, a operação começa no mês de agosto estendendo-se até março do ano seguinte, totalizando oito meses por ano. Segundo a assessoria da Marinha, esse período é o que oferece mais perigo aos banhistas e passageiros de embarcações, por causa do aumento de praias fluviais.

Este ano, o Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), Representante da Autoridade Marítima na Amazônia Ocidental, está empregando, desde o dia 15 de agosto, militares e meios das Capitanias Fluviais da Amazônia Ocidental (CFAOC) e de Tabatinga (CFT), da Delegacia Fluvial de Porto Velho e das Agências Fluviais de Boca do Acre, Cruzeiro do Sul, Eirunepé, Guajará Mirim, Humaitá, Itacoatiara, Parintins e Tefé.

O objetivo é intensificar as inspeções navais para o cumprimento das normas da autoridade marítima e ação de presença nas localidades de praia de Manaus, Iranduba, Manacapuru, Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte/AM, evitando assim acidentes, bem como provendo segurança tanto aos banhistas como aos condutores de embarcações e seus passageiros.

Durante as abordagens, além das inspeções às documentações das embarcações e dos próprios condutores, são executadas ações educativas e testes com etilômetros (bafômetros) a fim de dar ampla divulgação dos procedimentos sobre uma navegação segura, como também, coibir condutores que, porventura, tenham ingerido bebida alcoólica fora dos limites permitidos.

A "Operação Verão" continuará até o mês de março de 2014 e, apesar de exigir maior disponibilidade de embarcações e militares, os resultados alcançados estão atingindo o efeito desejado, com alto percentual de aceitação por parte da população e da comunidade aquaviária. 

A Marinha do Brasil disponibiliza também dois telefones gratuitos para denúncias ou pedidos de socorro em toda a Amazônia Ocidental. São eles o disque Socorro e Salvamento (185) e o Disque Denúncia (0800 280 7200).




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.