Publicidade
Cotidiano
Notícias

Organização Mundial da Saúde declara Nigéria livre do ebola

Após 42 dias – ou dois períodos de incubação – não houve qualquer novo caso confirmado do vírus no país 20/10/2014 às 09:54
Show 1
“O ebola pode ser contido”, disse OMS
Agência Lusa Abuja, Nigéria

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta segunda-feira (20) que, oficialmente, a Nigéria, país da África Ocidental, está livre da doença ebola, após 42 dias – ou dois períodos de incubação – sem qualquer novo caso confirmado do vírus.

“O vírus desapareceu. O surto na Nigéria foi derrotado. Esta é uma história de sucesso que mostra ao mundo que o ebola pode ser contido”, disse o representante da OMS no país, Rui Gama Vaz, em Abuja, capital nigeriana.

O ebola, que se transmite por contato direto com o sangue, líquidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados, foi identificado pela primeira vez em 1976. A taxa de mortalidade é elevada e não existe vacina ou tratamentos específicos. O período de incubação da doença pode durar até três semanas.

Conforme último balanço da OMS, o ebola causou mais de 4,5 mil mortos em cerca de 9 mil casos registrados na Libéria, em Serra Leoa e na Guiné-Conacri, os mais afetados. Também houve registros na Nigéria, no Senegal, na Espanha e nos Estados Unidos.

Publicidade
Publicidade