Publicidade
Cotidiano
Notícias

Paço Municipal da Liberdade exibe série de palestras e amostras gratuitas neste mês

As escolas podem agendar visitas ao Paço da Liberdade. Com duração de aproximadamente 40 minutos, os visitantes percorrem todo o museu, acompanhados por um guia 20/05/2015 às 14:37
Show 1
Desde abril, o Paço da Liberdade passou a funcionar também aos sábados, de 9h às 14h
acritica.com Manaus (AM)

Localizado na Rua Gabriel Salgado, s/n° no Centro Histórico de Manaus, o Paço Municipal já se consolidou como mais uma opção nos roteiros culturais e turísticos da cidade.

No Paço são realizadas exposições de curta e longa duração, palestras, seminários, além de atividades fixas, como visitas orientadas com guias bilíngues para os turistas e excursões programadas para escolas.

Todas as atividades realizadas são gratuitas, como forma de disponibilizar o espaço ao público, que está de portas abertas para os artistas e para a sociedade.

Programação

Desde abril, o Paço da Liberdade passou a funcionar também aos sábados, de 9h às 14h. Além do tour guiado, como parte da 13ª Semana dos Museus, o visitante ainda tem a opção de assistir a palestras e exposições.

Com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”, a Semana dos Museus iniciou na última segunda-feira, no Paço da Liberdade, com a palestra da mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam),  Rila Arruda da Costa. Ela é autora do  livro “Museus do Amazonas”.

Nesta sexta-feira, 22, será realizada a palestra “Museus Arqueológicos”, pela historiadora Vanessa Benedito, no horário de 15h30 às 17h. Vanessa tem experiência de mais de 10 anos no campo da Arqueologia. Ao final, haverá sorteio de kits com livros e DVDs.

Além disso, está em cartaz a 1ª Mostra de Artes Visuais que, pela primeira vez no lugar, reúne 14 obras de 11 artistas amazonenses e uma obra de autoria coletiva.  O prédio também abriga duas exposições de longa duração, como a Coleção Thiago de Mello e a Pedra Fundamental da Pinacoteca Municipal, e uma exposição permanente, que compreende a arqueologia do lugar.

Aumenta o número de visitas

Com uma programação diversificada realizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a Prefeitura de Manaus aumentou em cinco vezes o número de visitantes no Paço da Liberdade, no Centro, nos primeiros dois anos após sua reinauguração, em 2013. Naquele ano, um total de 832 pessoas esteve no espaço e em 2014 a quantidade de visitantes saltou para 4.360.

A projeção para 2015 é que este número seja superado, uma vez que somente nos quatro primeiros meses deste ano mais de 1.700 visitantes passaram pelo local.


“Implementamos um trabalho transversal com toda a equipe da Manauscult para proporcionar a diversidade de conteúdo e de formato na ocupação do nosso futuro museu da cidade”, afirmou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, que destacou ainda mais a importância dos números quando comparados à realidade dos museus em todo o país.

“A visitação aos museus é baixa em todos os Estados brasileiros. E é muito significativo ver que conseguimos, em pouco tempo, dar uma nova perspectiva muito otimista para Manaus”.

O diretor-presidente reforça ainda que o próprio Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) criou a Semana dos Museus justamente para estimular a população brasileira a visitar e valorizar os museus.

A programação ocorre simultaneamente em todo o País para atrair o  olhar da sociedade a um lugar que reflete a cultura e a história de um povo. Em Manaus, a Manauscult coordena a programação no Paço Municipal, mas a programação também se estende a todos os museus do Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (SEC). 

Escolas

As escolas, sejam públicas ou particulares, podem agendar visitas ao Paço da Liberdade. Com duração de aproximadamente 40 minutos, os visitantes percorrem todo o museu, acompanhados por um guia.

Há vários horários para visita nos turnos da manhã e tarde, entre 9h e 17h, com  a última entrada de visitantes às 16h30.Durante a 13ª Semana dos Museus será realizado um sorteio de DVDs e livros, ao final de cada visita. O agendamento pode ser feito por meio do telefone (92) 3622-4991. A entrada é gratuita.

O Paço da Liberdade está localizado na Rua Gabriel Salgado, s/n° - Centro Histórico.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade