Publicidade
Cotidiano
Notícias

Padre indiano inaugura igreja católica com arquitetura diferente em Rio Preto da Eva

O altar, com estrutura toda em mármore, é ornamentado por um gigantesco quadro, em alto relevo, retratando a Santa Ceia, do consagrado italiano Leonardo Da Vinci 19/06/2015 às 09:03
Show 1
Fachada da igreja é diferente das demais e cúpula lembra o Teatro Amazonas
Nelson Brilhante ---

Às 18h deste sábado será inaugurada na cidade de Rio Preto da Eva (a 80 quilômetros de Manaus) uma das poucas igrejas católicas, no Brasil, dirigida por um padre indiano, e sem a tradicional fachada composta por uma torre e um sino.

Além de diferente, bonito, o templo central da paróquia São Pedro Apóstolo é grande (750 metros quadrados), moderno, sem colunas no meio e com uma réplica da cúpula do Teatro Amazonas. Tudo projetado pelo padre indo-italiano Robert Mathew Pallichankudy, titular da paróquia.

O altar, com estrutura toda em mármore, é ornamentado por um gigantesco quadro, em alto relevo, retratando a Santa Ceia, do consagrado italiano Leonardo Da Vinci. E nas janelas, a quebra da luz é feita por afrescos com temática religiosa.

“O quadro, em gesso e cimento, foi feito por artistas plásticos de Parintins. É uma forma digna e bonita de cultuar a Deus”, disse.

“Inauguração é uma festa civil, mas para uma igreja, significa consagração. Por isso, nos esforçamos em fazer um prédio bonito, afinal, é a casa Deus, e de seus filhos, sejam eles de qualquer religião”, disse o padre

Não é por acaso que a inauguração terá a presença do arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani e do auxiliar, dom Mário Antônio da Silva, além de bispos, padres e freiras vindos de Milão, na Itália.

Cercado pela modéstia, Robert não revela onde conseguiu dinheiro para tamanho investimento. E não pense que veio um centavo sequer da grande colônia indiana que domina o comércio no Centro de Manaus.

Um dos maiores importadores do Centro de Manaus, que não quis ter o nome revelado, confessou que é amigo do padre Robert, mas que não fez nenhuma doação à paróquia.

“Não precisamos ser grandes para fazer o bem. Deus é amor, somos filhos dele, mas não temos que nos acomodar. Temos sempre que fazer o bem. Em sete anos em Rio Preto, passando por muitas dificuldades, falta de dinheiro, esta obra é a prova absoluta de que vale a pena ter fé. A mão poderosa de Deus é justa”, declara o padre.

Padre indiano vocacionado

Robert Mathew Pallichankudy, do Pontyifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), nasceu em março de 1973 na região de Kerala, Índia. Entrou no seminário em agosto de 1992. Ordenou-se padre em 25 de agosto de 2001. Chegou ao Brasil em 2006 e veio direto para Manaus, servindo na paróquia de São Bento, na Cidade Nova, Zona Norte. Em 12 de dezembro de 2008 assumiu como pároco a então Área Missionária São Pedro Apóstolo, hoje, transformada em paróquia. Padre Pietro Vignola, dom Arcângelo Cerqua, dom Gino Malvestio, dom João Risaatti, dom Giuliano Frigeni e padre Pedro Facci, dentre outros, contribuiram para a formação da paróquia de Rio Preto da Eva, que antes pertencia à Prelazia de Itacoatiara. .

Programação

Às 6h, em Rio Preto ds Eva, haverá alvorada festiva. Às 16h30 haverá uma carreata e em seguida, às 18h, a missa de inauguração do novo templo. A celebração será feita pelo arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani. Após a missa, por volta de 21 horas, haverá uma programação festiva na área externa da igreja. A novidade será a apresentação de duas bandas que tocam músicas de todas as denominações religiosas.


Publicidade
Publicidade