Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
Violência na escola

Especialista sobre bullying e violência virtual faz duas palestras em Manaus

Pesquisadora Cleo Fante é considerada uma das principais especialistas do assunto no País. Palestras acontecem nesta terça (10) e quarta-feira (11) no Teatro Manauara



Cleo_Fante_Divulga__o.jpeg
Cleo Fante é doutoura em Educação e escritora (Foto: Divulgação)
09/04/2018 às 10:45

As Escolas Idaam promovem nesta terça (10) e quarta-feira (11) duas palestras com a educadora Cleo Fante, considerada a maior especialista sobre bullying no Brasil. O evento é em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, comemorado no último sábado. As palestras acontecerão a partir das 19h, no Teatro Manauara, no bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul, e são voltados aos pais, responsáveis e alunos da instituição.

Durante a palestra, Fante falará sobre bullying e cyberbullying, causas e efeitos, além de como identificar, intervir e prevenir. “O objetivo é a prevenção. Para isso, vamos informar, conscientizar, esclarecer, orientar especialmente os pais na educação de filhos”, disse ao destacar que a importância do evento e trazer o conhecimento aos participantes para que possam compreender de fato o que é o fenômeno, sua gravidade e possíveis desdobramentos e impactos na vida de crianças e adolescentes.

A diretora de Orientação das Escolas Idaam, Lucy Queiroz, afirmou que as palestram têm como foco a sensibilização dos pais, dos responsáveis e dos próprios alunos da instituição para o tema. “O bullying faz parte da temática anual da escola. O Idaam acredita na importância da discussão, do trabalho de conscientização e de prevenção e temos para isso o ‘Março Laranja’ – mês símbolo para o combate ao bullying escolar – e o próprio dia 7”, enfatizou.

Ela ressaltou que a legislação exige que as escolas tratem e tenham estratégias sobre bullying e o Idaam traz a especialista não só para trabalhar o tema com os pais dos alunos, mas também com os educadores da instituição para ampliar os olhares em relação ao problema. “Nós temos que entender que o bullying é parte do relacionamento dos jovens e precisamos criar a cultura de combater isso, enfatizando o respeito ao próximo”, explicou Queiroz. 

Porém para isso, na visão de Lucy Queiroz, é fundamental que as pessoas entendam o que é o bullying, pois a maior dificuldade ainda é saber efetivamente do que se trata. “Agora também tem a situação do cyberbullying. Muitas vezes você se depara com pais não querendo ‘invadir’ a privacidade do filho, mas fazendo isso eles acabam sendo conivente com o problema que ocorre em grupos de whatsapp, em redes sociais, entre outros”.

Doações

O “Encontro sobre Bullying e Cyberbullying: A informação é a melhor prevenção” é direcionado a pais, responsáveis e alunos das Escolas Idaam. As senhas que dão acesso ao evento serão trocadas por doação de leite em pó. Os produtos serão destinados à ações sociais.

Conceito

Cleo Fante é doutora em Educação, pesquisadora e escritora com publicações no Brasil e Colômbia sobre bullying escolar e cultura de paz. Em entrevista ao Portal A Crítica, a educadora disse que o termo bullying, atualmente, vem sendo empregado em muitos casos e isso se deve à falta de conhecimento. “O bullying é conceituado como sendo uma forma de violência entre pares, sendo mais comum sua identificação em ambientes escolares e virtuais”, explicou.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.