Domingo, 18 de Agosto de 2019
Trânsito

Para dirigir com segurança, é bom ficar sempre atento

O mais indispensável de todos, porém, ainda muito ignorado por alguns condutores é o cinto de segurança



1102076.jpg Cinto de segurança são obrigatórios para motoristas e passageiros do banco de trás (Divulgação)
02/07/2016 às 15:38

Que o brasileiro é apaixonado por carros todo mundo sabe, agora será que ele sabe quais são os itens básicos, obrigatórios e indispensáveis de segurança e como usá-los? O acritica.com irá abordar esse tema que muitas vezes é deixado de lado pelos motoristas.

O mais indispensável de todos, porém, ainda muito ignorado por alguns condutores é o cinto de segurança. Apesar de ser de uso obrigatório por lei, muitos condutores insistem em não usá-lo. É importante que todos que estão no interior do veículo estejam usando o cinto, inclusive os passageiros do banco de trás.

A multa para quem for pego dirigindo sem cinto é considerada grave e vale R$ 195,23. Um item que todos os carros têm, porém poucos condutores usam é o triangulo. Ele serve para o motorista sinalizar quando estiver parado em via pública, como por exemplo por ter um pneu furado ou problemas no motor, e desta forma, evitar acidentes. A distância correta para colocar este sinalizador é de 40 metros, ou 40 passadas largas do motorista em relação ao local onde o veículo está parado.

O pneu de estepe também é um item obrigatório e deve estar em boas condições de uso. A calibragem dele ser verificada pelo menos uma vez por mês. Dois itens não obrigatórios, porém, tão importantes quanto o pneu são o macaco e a chave de roda. É importante também sempre ter no carro o extintor de incêndios e saber onde ele está e como usá-lo.

 Na parte externa do veículo o motorista deve ficar atento ainda com os faróis, lanternas (Iluminação traseira, luz de placa e setas), o para-choque dianteiro e traseiro, escapamento, retrovisores e limpadores. Com todos estes itens em perfeito estado, é só ir para rua e atentar para os sinais de trânsito. “Dirigir com segurança faz toda diferença. Lógico que não vai livrar 100% de um acidente, mas pelo menos pode minimizar os prejuízos”, destacou Jean Carlos, instrutor da auto escola Nobre.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.