Publicidade
Cotidiano
ORDEM DA ANAC

Para liberar aeroporto, Prefeitura de Parintins solta urubus a 50km da cidade

O manejo foi autorizado pelo Ibama e prevê que 500 urubus sejam retirados da área urbana de Parintins e realocados a uma distância mínima de 50 km. 13/02/2017 às 19:38
Show urubu
Soltura foi realizada no fim de semana (Foto: Pitter Freitas / Prefeitura de Parintins)
acritica.com* Manaus (AM)

Para cumprir com o plano de manejo de aves determinado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Decea), a Prefeitura de Parintins executou no último final de semana a soltura de 250 urubus, a uma distância de 50 km da sede de Parintins.

A primeira soltura foi executada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria Municipal de Obras e Bombeiros Civis.

O manejo foi autorizado pelo Ibama e prevê que 500 urubus sejam retirados da área urbana de Parintins e realocados a uma distância mínima de 50 km. A ação é uma das exigências feitas pela Anac e Decea para que o aeroporto Júlio Belém seja reaberto.

Segundo com o coordenador de Meio Ambiente de Parintins, Alzenilson Aquino, todos os urubus soltos foram capturados na lixeira pública e a soltura a 50 km da cidade foi feita com o intuito de iniciar uma série de estudos com a espécie. “Tivemos a oportunidade de fazer um levantamento e fazer o monitoramento dessa espécie na soltura. Nesse primeiro momento fizemos essa distância para verificar se tem a possibilidade do retorno desses animais, para que depois possamos pedir uma autorização ao Ibama para executarmos outro procedimento”, explica.

Para cumprir com o plano de manejo que prevê a remoção dos urubus da área urbana de Parintins, a Prefeitura dá sequência à captura das aves na lixeira para executar a soltura de mais 250 animais no próximo fim de semana. Com os animais capturados, a soltura será feita a uma distância de 90 km da sede, rio abaixo.

*Com informações de assessoria

Publicidade
Publicidade