Publicidade
Cotidiano
Notícias

Parintins encerra festejos para Nossa Senhora do Carmo

Encerra nesta segunda (15) a série de homenagens a padroeira da cidade. Organização dos festejos espera 40 mil pessoas 15/07/2013 às 10:23
Show 1
Na noite deste domingo (14), barqueiros levaram a imagem da santa por trecho do rio Amazonas na Romaria da Águas
Jonas Santos Parintins

Dezenas de embarcações acompanharam na noite deste domingo (14), a imagem de Nossa Senhora do Carmo no círio fluvial denominado de Romaria das Águas. Uma imagem gigante da padroeira dos parintinenses singrou o Rio Amazonas em frente à cidade, com a devoção de milhares de pessoas que se concentraram na Orla de Parintins para saudar a passagem da Santa do Carmelo. A imagem era decorada com efeitos especiais e luzes de neon e ao fundo uma cruz emoldurada por anjos celestiais. Mais de 30 artistas, do boi Garantido, trabalharam na confecção da obra artística.

A festa da padroeira de Parintins encerra nesta terça (16), com a realização da procissão. Mais de 40 mil pessoas devem acompanhar o evento religioso. Hoje acontecerá ainda a chegada do andor da santa na Catedral. Também nesta segunda-feira, à noite, no arraial, o boi Caprichoso realizará show folclórico em homenagem a Nossa Senhora e no dia da festa será a vez do boi Garantido, o campeão do Centenário. O padre Rui Canto, pároco da Catedral, dirigia a celebração com cantos e louvor a Virgem Maria. “Estou muito emocionada, é tudo muito lindo.

Aproveitei a passagem para pedir graças”, disse a professora Joana Andrade. “Fiquei com a minha família aguardando este momento. Vim de Belém para acompanhar essa romaria. É muito lindo o que os artistas fazem aqui em Parintins”, completou o engenheiro Rômulo Augusto Borges.

Na segunda-feira o levantador de toadas David Assayag e o apresentador Junior Paulain comandam o repertório de toadas do azul e amanhã o apresentador do vermelho, Israel Paulain e o levantador Sebastião Junior fecham com chave de ouro a noitada de arraial da padroeira, no largo da praça da matriz.

A festa de Nossa Senhora do Carmo abre espaço ainda para a jornada Diocesana de Jovens com enfoque para a jornada Mundial da Juventude que acontece este mês na cidade do Rio de Janeiro.

Feriado
Nesta terça (16) é feriado em Parintins. Ao meio-dia acontecerá a salva de fogos na cidade. É o momento em que todos os moradores soltam rajadas de fogos para saudar o dia da festa da padroeira. Este ano, o evento aborda o tema “No ano da fé a juventude diz sim como Maria” e o lema “Eis me aqui, envia-me”. O bispo da Diocese de Parintins, dom Giuliano Frigenni, disse que a temática ajuda o povo a mergulhar na fé e principalmente seguir os preceitos do Papa Francisco.

Publicidade
Publicidade