Sábado, 16 de Outubro de 2021
Valorização da arte

Parintins vai ganhar museu em homenagem aos Bois Caprichoso e Garantido

Ao todo, o museu deve contar com um espaço de 2 mil m² com áreas de exposições permanentes e temporárias



show_show_1_BFD285F2-6EAA-40F9-8FE6-72407F10648E.jpg Foto: Arquivo A CRÍTICA
26/08/2021 às 07:49

Os turistas e moradores do Amazonas terão em breve um local que contará a história dos bois “Garantido” e “Caprichoso”, patrimônios culturais do Brasil. Com recursos do Ministério do Turismo, no valor de R$ 11,9 milhões, o Museu dos Bois-Bumbás de Parintins (AM) deve preservar a pesquisa e a comunicação da história e do folclore do Festival de Parintins, que atrai milhões de pessoas, anualmente, para o bumbódromo da cidade. Além disso, o novo espaço tem a missão de ressaltar a importância na formação da identidade cultural brasileira.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca que o novo local será mais um equipamento turístico de grande relevância e atração de novos turistas para a região. “Será um espaço de conhecimento dos visitantes acerca da cultura tão necessária desse povo e dessa festa que alegra milhões de brasileiros e estrangeiros por ano. Um atrativo que, sem sombra de dúvida, permitirá ampliar a visitação dos turistas na cidade de Parintins em qualquer época do ano”, disse.

Ao todo, o museu deve contar com um espaço de 2 mil m² com áreas de exposições permanentes e temporárias; uma área destinada aos visitantes, com praça de alimentação; e lojas dos Bois Caprichoso e Garantido. A expectativa é de que o local tenha capacidade de receber um público rotativo de aproximadamente 150 pessoas.

Segundo o presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, o empreendimento trará uma nova atividade turística para a cidade, com a história do Bois Garantido e Caprichoso e muitas novidades, que poderão ser usufruídas por todos, mas principalmente pelo povo da cidade de Parintins. “Um produto turístico além do Festival de Parintins, que com certeza se integrará ainda mais com as festividades da região. Ganha a cidade de Parintins, ganha o estado do Amazonas”, concluiu.

Segundo a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), o Festival Folclórico de Parintins é o maior evento folclórico a céu aberto do mundo e atrai milhares de turistas que prestigiam os bumbás no último final de semana do mês de junho.

Em 2019, o Festival foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os bois-bumbás de Parintins Caprichoso e Garantido também são Patrimônio Cultural do Amazonas, título conferido no ano de 2013. Durante a última edição, em 2019, o evento movimentou mais de R$ 50 milhões no município na cadeia de produtos e serviços, além de ter atraído 66 mil turistas, um crescimento de 10,53% em relação ao ano de 2018.

  1.  


News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.