Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
photo4920681157457193017_CEDCB6B9-E2D4-402E-9CE0-4D5F44751DC7.jpg
publicidade
publicidade

POLÍTICA

Parlamentares do Amazonas vão presidir três comissões da Câmara dos Deputados

Bosco Saraiva comandará a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; Átila Lins a de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; já Silas Câmara presidirá a de Minas e Energia


13/03/2019 às 19:00

As Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados começam a eleger seus presidentes na noite desta quarta-feira (13). Das 25 comissões, 13 serão instaladas nesta quarta-feira, a partir das 19h, entre elas a de Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), que será comandada pelo deputado federal Felipe Francischini (PSL-PR), do partido do presidente Jair Bolsonaro.  As outras 12 serão constituídas na manhã desta quinta-feira (14).

Três deputados federais do Amazonas vão comandar importantes e estratégicas comissões. O estreante Bosco Saraiva (Solidariedade-AM) preside a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. Átila Lins (PP-AM) fica com a Presidência da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. Já Silas Câmara (PRB-AM) vai comandar a Comissão de Minas e Energia.

Além dos três amazonenses, entre os 25 presidentes das Comissões Permanentes da Câmara, a deputada federal Professora Marcivânia, PCdoB do Amapá, vai presidir a Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público. Outro parlamentar da Amazônia na mesa diretora de Comissões é o deputado Otaci Nascimento, do Solidariedade de Roraima. Ele será o primeiro vice-presidente da Comissão Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, que tem o amazonense Bosco Saraiva na Presidência.

“Essa comissão é estratégica especialmente para a Zona Franca de Manaus. É por ela que passam todos os projetos de leis que regulam a indústria, o comércio e o setor de serviço brasileiro. Logo, estaremos atentos a qualquer proposta que tire alguma vantagem comparativa do Polo Industrial de Manaus. Tenham certeza que esse projeto não passa”, garantiu Bosco Saraiva.

Minas e Energia

Código da mineração, lei do gás natural, Linhão do Rio Madeira, Linhão de interligacão do Rio Purus, fortalecer o programa Luz para Todos, promover auditoria sobre tarifa de energia elétrica, fiscalizar a implantação dos novos parques geradores do interior do entre outras frentes de interesse do Brasil. Esses foram os temas escolhidos pelo novo presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Silas Câmara.

Ele diz que, após a posse, vai fazer uma lista de projetos que estão em tramitação, organizar a pauta que está pendente de anos anteriores, mas vai não esquecer das demandas que atingem a Região Norte. “A Comissão de Minas e Energia terá um olhar afinado para as necessidades e o clamor da população; a nossa pauta será de fora para dentro”, disse Silas Câmara.

Debate amazônico

O futuro presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, deputado Átila Lins, diz que a comissão é estratégica para as questões nacionais e regionais.

As questões ligadas à infraestrutura, como a BR-319 e outras rodovias; programas de casas populares e o debate sobre o meio ambiente estarão presentes na gestão que tem duração de um ano.

“Vamos levar ministros, especialistas dessas áreas para debater, apontar as deficiências e buscar soluções importantes para as questões regionais e da Amazônia. Queremos saber, por exemplo, por que a nossa região ficou de fora das grandes obras e dos principais investimentos no governo do presidente Jair Bolsonaro. Vamos, sim, cuidar dos projetos nacionais, mas a Amazônia terá papel fundamental”, declarou Átila Lins.

publicidade
publicidade
Wilson Lima discute reforma da previdência com líder de Bolsonaro na Câmara
Paulo Guedes vai debater a Reforma da Previdência com deputados nesta quarta
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.