Sábado, 25 de Maio de 2019
Notícias

‘Paz’ é o tema de congresso internacional sediado em Manaus

O congresso espírita irá reunir pessoas de todos os continentes do planeta, com exceção da Oceania. Já estão em Manaus as caravanas dos EUA, Espanha, El Salvador e Venezuela, além de brasileiros de todos os Estados do País



1.jpg
A primeira vez que o grupo se reuniu num congresso internacional em torno desse ideal foi em julho de 2013, em Honduras
14/07/2015 às 16:41

Manaus sediará, entre os dias 16 e 19 de julho, um congresso espírita internacional com 1.200 voluntários de 25 países para discussão de uma das maiores necessidades do mundo na atualidade: a paz.

Esse é o tema da 2ª Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza (Concafras Mundial), cuja sede temporária será no Instituto Denizard Rivail, na Torquato Tapajós, Zona Norte de Manaus. A primeira vez que o grupo se reuniu num congresso internacional em torno desse ideal foi em julho de 2013, em Honduras.

De acordo com o coordenador local da 2ª Concafras Mundial, o médico César Borges, a paz mais que nunca é um tema necessário a todos os homens e mulheres de bem interessados em construir para as gerações futuras um mundo em que as pessoas possam viver com maior tolerância, menores índices de violência e exclusão social. “Para nós, a paz não é uma utopia.

A construção desse novo mundo, dessa nova sociedade, é possível a partir da transformação dos homens e das mulheres, das crianças e dos jovens por meio de criação de novas oportunidades, de alcance de novas mentalidades em que o egoísmo social pode ser superado por meio do esclarecimento e do evangelho de Jesus”, declarou.

Só em Manaus, o grupo oferece de forma gratuita em três comunidades da periferia da cidade cerca de 400 vagas em escolas de educação infantil e ensino fundamental, que atendem na sua maioria crianças de famílias de baixa renda. A Escola Espírita Allan Kardec, por exemplo, está situada na comunidade Águas Claras, Zona Norte, onde não há creches nem urbanização.

A escola é mantida por meio de doações dos voluntários da obra social e de amigos dos mesmos.

O grupo de Manaus também promove ações sociais sistemáticas com adultos, jovens e crianças durante todo o ano por meio de seis postos assistenciais em bairros de Manaus e quatro centros espíritas (Compensa, Comunidade Fazendinha, Ouro Verde, Terra Nova, Colônia Santo Antônio, Colônia Antônio Aleixo, Águas Claras, Comunidade Jesus Me Deu) e nos municípios de Iranduba e Rio Preto da Eva.

Cursos

A jornalista Camila Gabriel, que coordena a programação de estudos do congresso, afirmou que uma série de cursos com vagas para adultos, jovens e crianças será oferecida em cinco idiomas (inglês, espanhol, francês, português e esperanto). “A Concafras é um evento para a família, unindo os povos em busca da paz no mundo”, declarou.

Caravanas do mundo todo no AM

O congresso espírita irá reunir pessoas de todos os continentes do planeta, com exceção da Oceania. Já estão em Manaus as caravanas dos EUA, Espanha, El Salvador e Venezuela, além de brasileiros de todos os Estados do País. Quarta, quinta e sexta-feira ocorrerá o maior fluxo de congressistas chegando em Manaus via aérea, terrestre e fluvial. Os congressistas que devem percorrer a maior distância para participar do congresso virão do Japão e Tailândia, cuja viagem tem duração de um dia e meio. No entanto, a viagem mais longa é dos congressistas que virão do Município de São Gabriel.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.