Sexta-feira, 30 de Julho de 2021
Operação

PC-AM deflagra operação Levítico pelo Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão e realizar diligências domiciliares



Sem_titulo_9AC56131-D87C-4AF8-8E4A-DEC37C6367C7.jpg Foto: Divulgação PC-AM
14/06/2021 às 13:19

Até o momento, duas pessoas foram conduzidas à Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI) durante a operação “Levítico” deflagrada na manhã desta segunda-feira (14/06), em Manaus. 

O objetivo da ação, segundo a delegada titular Andréa Nascimento, é cumprir mandados de prisão e averiguar denúncias anônimas nas casas de supostas vítimas. O trabalho ocorre também em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho.  



“Nós estamos com as equipes nas ruas, em diligências, mas até o momento, nós conduzimos duas famílias à Especializada para apurar mais profundamente as denúncias de apropriação de bens e de negligencia contra essas vítimas. A operação busca verificar as possíveis denúncias anônimas recebidas pela Delegacia”. 

Conforme a delegada, a SSP-AM registrou mais de 2,9 mil crimes contra idosos até abril deste ano. Somente em janeiro, deste ano, foi registrado 831 crimes tendo idosos como vítima. Ela explica os procedimentos adotados pela especializada desde a denúncia que pode ser anônima, até identificação do suspeito pelo crime. 

“Os casos nos chegam através de boletins de ocorrência, mas também recebemos denúncias através dos canais. Somente este ano, nós recebemos mais de 600 denúncias anônimas advindas do disque 100 e 181”, comentou ela. 

“A partir do momento que a Delegacia recebe a denúncia, nós realizamos uma diligência domiciliar. A equipe de investigação vai in loco verificar a situação da pessoa idosa e se for confirmada a denuncia, ou é feito a condução dos familiares para a delegacia para a instauração dos procedimentos criminais ou é dada a notificação das partes para um comparecimento posterior ”, destacou ainda. 

Além do trabalho repressivo, a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI) atuará, durante toda a semana, com o trabalho educativo para prevenção e conscientização à sociedade no sentido de identificar quais são os crimes que podem ocorrer contra idosos. A operação “Levítico” continua em andamento, em Manaus.  

“A violência não se resume a física, então é importante que as pessoas observem o comportamento dos idosos para verificar se eles podem estar sofrendo algum tipo de violência e denunciar, por que hoje a denúncia pode ser anônima e através dos canais como disque 181 e 100”, finalizou.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.