Publicidade
Cotidiano
Notícias

Pelo menos 170 mil eleitores não fizeram a biometria e prazo é prorrogado até 30 de março

Manaus conta com 11 postos de atendimento e cerca de 1,2 milhões de pessoas aptas a votar; recadastramento iniciou em novembro de 2014 12/02/2016 às 17:54
Show 1
Desembargadora Socorro Guedes e desembargador Mauro Bessa em coletiva de imprensa nesta tarde (12)
Oswaldo Neto Manaus (AM)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) prorrogou o prazo para cadastramento da biometria no Amazonas. A revisão, que teria o encerramento no dia 26 deste mês, será estendida até o dia 30 de março. O dia da semana para o agendamento eletrônico também mudou e passará a ser feito às terças-feiras pelo site do órgão.

O motivo da mudança se deu pelo número de pessoas que ainda faltam realizar a biometria, além da capacidade de atendimento que estava no limite. A capital possui 1,2 milhões de eleitores. Até hoje, de acordo com estatísticas do site do TRE, mais de 300 mil pessoas aptas a votar necessitavam fazer a revisão, porém, a presidente do órgão, desembargadora Socorro Guedes, afirma que o número é menor.

“Existem aquelas situações de pessoas falecidas, pessoas que foram transferidas, e aqueles que têm mais de 70 anos e por algum motivo não querem votar, e não são obrigados. Portanto, nós acreditamos que para revisão biométrica temos ainda 170 mil eleitores esperando biometria e que serão atendidos por todos nós”, explicou.

Recadastramento biométrico começou em Manaus em novembro de 2014

O calendário da revisão biométrica é definido por meio de resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o dia 4 de abril o TRE deverá prestar todas as informações relativas ao alistamento ao TSE. Por conta disso o órgão não poderia alargar o prazo de cadastramento.

“Estamos desde novembro de 2014 realizando esse serviço. Todos os anos antes do fechamento do cadastro eleitoral é essa procura imensa por pessoas, mas com essas medidas tomadas pelo TRE, acredito que a situação ficará normalizada”, avaliou o vice-presidente desembargador Mauro Bessa.

Segundo o órgão, atualmente são realizados cerca de 7.500 atendimentos por dia, no entanto, uma parceria com a Prefeitura irá acrescentar ao efetivo de servidores outras 60 pessoas. Com isso, a expectativa é que os atendimentos diários cheguem a 9 mil.

Agendamento

A partir da próxima terça-feira o eleitor que ainda não fez o cadastramento de biometria poderá agendar por meio do site a revisão a partir das 20h. Em Manaus são 11 postos de atendimento:

Central de Atendimento ao Eleitor (CATE A E CATE B) - prédio anexo à sede do Tribunal Eleitoral, localizado no bairro Aleixo

Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), no shopping Via Norte

Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), no shopping Cidade Leste

Clube do Trabalhador (Sesi), na avenida Cosme Ferreira

Arena da Amazônia

Balneário do Sesc, localizado na Av. Constantinopla

Comando Militar da Amazônia (CMA), na avenida São Jorge

Secretaria Municipal de Educação (Semed), na avenida Mário Ypiranda

Suframa

Universidade Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras

Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB), na avenida Umberto Calderaro.

Publicidade
Publicidade