Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020
EMPREENDEDORISMO

Pequenos produtores abastecem parte do mercado de ovos em Benjamin Constant

Com apoio do Governo do AM, ao menos cinco pequenos empreendedores com produção diária de 65 caixas de ovos conseguem abastecer boa parte das feiras e mercados locais



2207_produ__oovos02_AFA3C313-8705-4292-A331-22C830CBFA2D.jpg Foto: Divulgação
23/07/2020 às 09:50

Com uma produção diária de 65 caixas de ovos, cinco pequenos produtores de Benjamin Constant têm conseguido abastecer parte das feiras e mercados locais. O planejamento de cada etapa da cadeia produtiva recebe apoio do Governo no Amazonas, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

De acordo com o gerente da unidade do Idam em Benjamin Constant, Denis Lima, atualmente o Instituto tem orientado e assistido esses produtores que trabalham com a criação de aves, que hoje somam 25 mil bicos, para a produção de ovos.  
“Apoiamos esses produtores com a emissão de documentos essenciais como a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cartão do Produtor Primário (CPP), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e dispensa de licenciamento através do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) junto ao Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam) para que eles possam ter acesso às políticas públicas destinadas à atividade-fim e também acompanhamos e orientamos quanto ao manejo adequado do aviário”, disse.

Segundo Denis, no ano passado, a equipe de técnicos do Idam realizou três cursos voltados à criação de aves caipiras em comunidades rurais e indígenas. Essas capacitações foram feitas em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Além da avicultura, o município tem como principais atividades a pesca, a piscicultura e o plantio de açaí nativo.

Projeto



O Idam vem trabalhando, desde 2019, o Projeto Prioritário para Avicultura de Corte (produção de carne) e Postura (produção de ovos) com uma abrangência em 29 municípios do Amazonas, que apresentam aptidão para as atividades. A cidade de Benjamin Constant está contemplada neste projeto.

De acordo com a gerente de Apoio à Produção Animal do Idam, Meyb Seixas, o projeto tem como diretriz profissionalizar o setor avícola através de melhorias no manejo e estruturação das granjas via Ater - Assistência Técnica e Extensão Rural.

“Vamos apoiar e assistir o produtor até quando legalizar seu empreendimento, tanto ambiental quanto na inspeção animal. Desta forma, ele terá maior acessibilidade para colocar seu produto no mercado e participar de políticas públicas de compras como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme)”, destacou.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.