Publicidade
Cotidiano
Notícias

Perda ou roubo de documentos no Carnaval pode gerar fraudes

SPC alerta que três em cada dez brasileiros já foram vítimas de fraudes incluindo a clonagem do cartão de crédito e o uso de nome falso para fazer compras ou tomar empréstimos 16/02/2015 às 09:10
Show 1
No Carnaval, folião deve evitar levar cartões de crédito
Agência Brasil ---

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) fez uma alerta neste Carnaval sobre os problemas que os foliões podem ter se perderem os documentos ou forem vítimas de roubo, principalmente da identidade ou do CPF.

O órgão destaca que três em cada dez brasileiros (28%) já foram vítimas de fraudes incluindo a clonagem do cartão de crédito e o uso de nome falso para fazer compras ou tomar empréstimos.

O primeiro passo para diminuir o risco de ser vítima de algum tipo de golpe, segundo os especialistas do SPC, é evitar levar documentos pessoais e importantes para os locais do carnaval principalmente onde a concentração de pessoas é maior como nos blocos de rua, nos ensaios de escolas de samba, em festas ou em casas noturnas.

O ideal é carregar apenas o essencial e manter tudo protegido. É importante também anotar os dados do cartão e do cheque, além do telefone do serviço de atendimento ao consumidor do banco, acrescenta o SPC.

Caso ocorra um imprevisto, fazer um boletim de ocorrência é tão importante quanto cancelar o cartão de crédito por perda ou roubo. A pesquisa mostra ainda que a maioria não adota as duas práticas.

Outra recomendação é que o consumidor entre em contato com o Procon e com o SPC Brasil, que evitará assim a liberação de informações para a atuação de pessoas mal intencionadas.

Publicidade
Publicidade