Publicidade
Cotidiano
Notícias

Personalidades lamentam a morte de Margaret Thatcher

A ex-primeira-ministra do Reino Unido, morreu nesta segunda-feira (8), após sofrer um acidente vascular cerebral. Thatcher foi uma das mais influentes figuras públicas do século 20. Seu legado teve um efeito profundo nas políticas de seus sucessores, tanto conservadores como trabalhistas. O estilo considerado radical e agressivo definiu os seus 11 anos no comando da Grã-Bretanha 08/04/2013 às 10:50
Show 1
Margaret Thatcher estudou química em Oxford, com o auxílio de uma bolsa de estudos, e se tornou a terceira mulher a presidir a Associação Conservadora da universidade
acritica.com Manaus

A morte da ex-primeira-ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher, teve forte repercussão pelo mundo. Algumas das principais personalidades da esfera política  lamentaram a perda e enviaram condolências à família da ‘Dama de Ferro.

Rainha Elizabeth II


“A rainha recebeu com grande tristeza a notícia da morte da baronesa Thatcher”, indicou o palácio de Buckingham. Uma mensagem em nome da Rainha Elizabeth II será enviada privativamente à família de Thatcher.

Lech Walsea (ex-presidente polonês e ex-líder sindical)

"Lástima. Ela foi uma grande personalidade que fez muito para o mundo, o que contribuiu para a queda do comunismo na Polônia e na Europa Oriental, com  Ronald Reagan (presidente dos EUA, também falecido), o Papa João Paulo II e o sindicato Solidariedade", disse Lech Walesa. “Eu rezo para ela", acrescentou o ex-presidente.

Mikhail Gorbachev (antigo dirigente soviético)


"Margaret Thatcher era uma grande personalidade política e uma pessoa brilhante. Ela permanecerá na memória e na história", declarou o antigo dirigente.

José Manuel Barroso (presidente da Comissão Europeia)

“Deixe-me, em nome de mim mesmo e da Comissão Europeia, dizer que fiquei profundamente triste ao ouvir a notícia da morte da baronesa Thatcher. Ela era, sem dúvida, uma grande estadista, a primeira mulher a assumir o cardo de primeira-ministra em seu país, e ainda uma engajada personagem na União Europeia", afirmou. "Ela será lembrada tanto pelas contribuições quanto pelas suas reservas com o nosso projeto comum. Ela assinou o Ato Único Europeu e ajudou a tornar o mercado único uma realidade. Ela foi uma líder ao trazer à família europeia os países da Europa Central e Europa Oriental que antes estavam por trás da Cortina de Ferro. Como você se lembra, Grã-Bretanha sob Margaret Thatcher”, disse Barroso, em nota.

Anúncio da morte

"É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz depois de um derrame, esta manhã," disse Tim Bell.

 

 

 

 

Publicidade
Publicidade