Publicidade
Cotidiano
Notícias

Pesquisa A CRÍTICA/Action: No Amazonas, Dilma Rousseff tem 58% e Marina Silva, 28%

O candidato tucano, senador Aécio Neves, tem 9%, enquanto o Pastor Everaldo (PSC) tem 2%; levantamento também mostrou a rejeição aos candidatos em Manaus e no interior 14/09/2014 às 14:36
Show 1
Perfil estadual mostra que Dilma lidera com boa margem, diferente dos índices nacionais, em que as candidatas estão empatadas
Luciano Falbo Manaus (AM)

No Amazonas, a candidata do PT ao Planalto, Dilma Rousseff, que busca a reeleição, registra 51% das intenções de voto contra 28% da candidata do PSB, Marina Silva, conforme a pesquisa A CRÍTICA/Action. O candidato tucano, senador Aécio Neves, tem 9% e o Pastor Everaldo (PSC) tem 2%. Os demais candidatos não pontuaram. Segundo dados atualizados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Amazonas tem 2.226.894 eleitores, o que representa 1,5% do total do eleitorado brasileiro, que é de 142.822.046 eleitores.

A rejeição dos presidenciáveis também foi medida pela Action. Os eleitores foram questionados em quem não votariam de jeito nenhum e Dilma Rousseff marcou a mais alta rejeição: 23%. Marina Silva aparece logo em seguida com 20%. A rejeição de Dilma foi maior na capital, onde foi citada por 29% dos entrevistados. A de Marina foi no interior, onde foi rejeitada por 25% dos eleitores entrevistados.

Aécio Neves registra 10% de rejeição. Pastor Everaldo foi rejeitado por 7% dos entrevistados. Levy Fidelix (PRTB) e Zé Maria (PSTU) registraram rejeição de 5%. Rui Costa Pimenta (PCO) foi citado por 3% dos eleitores nesse quesito. Eduardo Jorge (PV), José Maria Eymael (PSDC) e Luciana Genro (Psol) registraram rejeição de 2%. Mauro Iasi (PCB) teve 1%.

Vitória no interior

No interior, Dilma Rousseff chega a 65% das intenções de votos na pesquisa estimulada e Marina Silva registra 22%. Em terceiro lugar, Aécio Neves marca 6%. Pastor Everaldo fica com 1%. Na pesquisa espontânea, Dilma tem 62%, Marina 19%, Aécio 5% e Pastor Everaldo 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

Na capital, Dilma Rousseff lidera com 39% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Marina Silva aparece com 34%, Aécio Neves com 11%, Pastor Everaldo com 2% e Luciana Genro com 1%. Na amostragem espontânea, a candidata petista também aparece na frente com 33% em Manaus, seguida de Marina Silva com 28%, Aécio Neves com 9% e Pastor Everaldo com 2%. Os demais candidatos não pontuaram.

Dos 11 candidatos a presidente da República, apenas cinco têm candidatos a governador no Amazonas com apoio declarado no Estado. São eles: Dilma Rousseff (apoiada por Eduardo Braga do PMDB), Marina Silva (apoiada por Marcelo Ramos do PSB), Luciana Genro (apoiada por Abel Alves do Psol), Mauro Iasi (apoiado por Luiz Navarro do PCB) e Zé Maria (apoiado por Herbert Amazonas do PSTU).

Eleição de 2010

Em 2010, a presidente Dilma Rousseff teve 64,9% dos votos do Amazonas no primeiro turno. Marina Silva, que disputava pelo PV, alcançou a segunda colocação no Estado, ficando com 26,8% dos votos. No segundo turno da disputa, Dilma teve no Amazonas a maior votação proporcional no Estado 80% dos votos válidos contra 20% do candidato do PSDB José Serra. Dilma foi votada por 1.135.063 eleitores, enquanto José Serra teve 274.330. No primeiro turno, o candidato tucano ficou em terceiro lugar, atrás de Marina Silva, com 129.190 votos, ou 8,47% do total.

Publicidade
Publicidade