Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
SAÚDE

Pesquisa brasileira comprova que o azeite de abacate combate o colesterol

Azeite do fruto é rico em substâncias que também combatem a glicemia e as triglicérides



dsvsdvsd.JPG (Foto: Divulgação)
06/08/2018 às 18:45

Que o abacate é uma delícia, todo mundo já sabe. Amassado com leite em pó e açúcar, ou batido no liquidificador como uma vitaminada, o principal ingrediente da guacamole, e também um diferencial na salada, é super versátil e extremamente nutritivo.  O melhor de tudo? Pesquisas recentes comprovam que o azeite do fruto é rico em substâncias que combatem o colesterol, a glicemia e as triglicérides.

De acordo com a autora do estudo inédito no mundo, concluído na Universidade de Lund, na Suécia, a nutricionista Cibele Priscila Busch Furlan, uma dessas substâncias é o fitosterol.  “O fitosterol é uma espécie de ‘colesterol’ das plantas, encontrado na polpa do abacate. Quando consumido, o fitosterol é absorvido pelo corpo no intestino, no lugar do colesterol”, explicou a nutricionista.

Em sua tese de doutorado na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), Cibele Furlan ressalta ainda que o fruto possui fibras que ajudam o organismo a não absorver o colesterol. “O abacate é rico, também, em gorduras reguladoras, como o Ômega 3, Ômega 6, Ômega 7, Ômega 11 e, principalmente, o Ômega 9, que pode ser encontrado no azeite de oliva”, disse a especialista. 

Segundo ela, ainda que o fitosterol apresente uma maior concentração no azeite do abacate, o fruto todo pode ser aproveitado. “No abacate, além dos benefícios do fitosterol e das gorduras, temos vitaminas e minerais também. Ou seja, se a pessoa tem hipercolesterolemia, pode-se usar o azeite na salada, ou o próprio fruto, e em diversas receitas.  Em geral, ele previne ainda inflamações, problemas cardiovasculares e melhora a insulina”, afirmou a pesquisadora.

Vale lembrar que o azeite de abacate pode ser encontrado à venda em empórios e lojas de produtos naturais. Em Manaus, é possível encomendar o da marca Vivaá em spray por R$29 no Hortiqualy (@hotiqualy). Na internet o valor da embalagem de 250 ml gira em torno de R$ 34, mas o mesmo  também pode ser feito em casa. Há diversas receitas na web, todas muito fáceis e que não exige equipamentos ou ingredientes complexos. 

Controlando o colesterol

O Dia Nacional de Controle do Colesterol é comemorado em 8 de agosto e tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da prevenção e do tratamento do colesterol alto. O colesterol é um tipo de gordura presente em alimentos de origem animal e também é gerado pelo corpo humano. Além disso, desempenha funções essenciais no organismo, como produzir hormônio e vitamina D.

Conforme o cardiologista e diretor clínico do Hospital Santa Paula, Otavio Gebara, existem dois tipos de colesterol: o LDL, considerado o “colesterol ruim”, que facilita a entrada de gordura nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura, causando o “entupimento”; e o HDL, considerado o “colesterol bom”, que retira a gordura das células e facilita a sua eliminação do organismo.

Gebara esclarece que os problemas cardiovasculares causados pelo colesterol começam a ser construídos na primeira infância, até os cinco anos de idade. Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e falta de atividade física.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.