Publicidade
Cotidiano
ELEIÇÕES 2018

Pesquisa CNT/MDA mostra Lula liderando corrida presidencial e Bolsonaro crescendo

Em relação a outubro de 2016, somente Lula e Bolsonaro apresentaram crescimento; ex-presidente lidera cenários de segundo turno, mas sem confronto com deputado federal 15/02/2017 às 11:46
Show lulabolsa
Pesquisa mostra Lula e Bolsonaro bem posicionados para a disputa em 2018
acritica.com Manaus (AM)

Pesquisa CNT/MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT),  mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderando a corrida presidencial para 2018. O ex-presidente aparece na frente tanto na pesquisa espontânea -  com 16,6% das intenções - quanto na estimulada - com 30,5%. 

A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais  para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. Foram ouvidos 2022 eleitores, em 25 Estados do País, entre os dias 8 e 11 de fevereiro. 

A principal 'sombra' de Lula, hoje, é o deputado federal Jair Bolsonaro, que aparece em segundo no levantamento espontâneo, com 6,6%, e empatado tecnicamente com Marina Silva no levantamento estimulado - ele tem 11,3%, contra 11,8% da ex-senadora e atual presidente da Rede Sustentabilidade.  O cenário estimulado tem Lula, Marina Silva, Jair Bolsonaro, Aécio Neves, Ciro Gomes e Michel Temer - que fica na última posição.

Além de aparecerem na liderança, Lula e Bolsonaro são os únicos que mostraram crescimento significativo em relação à última pesquisa CNT/MDA, realizada em outubro do ano passado.  O crescimento de Bolsonaro, no entanto, foi mais robusto: ele saltou de 3,3% na espontânea para 6,5% - praticamente o dobro, e de  6,5% para 11,3% na estimulado. Na época, ele aparecia atrás de Marina Silva, Aécio Neves e Ciro Gomes no levantamento estimulado , mas já superou os dois últimos e está empatado tecnicamente com Marina.

A pesquisa também fez um levantamento estimulado de primeiro turno com Geraldo Alckmin e Josué Alencar no lugar de Aécio Neves e Michel Temer. Neste, Lula também lidera, com 31,8¨. Marina Silva aparece em segundo, com 12,1%, mas empatada tecnicamente com Bolsonaro, que tem 11,7%.  Num terceiro cenário, apenas com Lula, Marina, Aécio e Bolsonaro, o deputado federal de direita fica em quarto lugar, com 12%, mas ainda assim empatado tecnicamente com Aécio Neves (12,1%) e com Marina Silva, com 13,9%. Lula aparece 'sobrando', com 32,8%.

Foram feitas seis simulações para o segundo turno, três delas incluindo o ex-presidente Lula. Ele lidera contra Aécio Neves - 39,7% a 27,5% - , contra Michel Temer - 42,9% a 19% - , e contra Marina Silva - 38,9% a 27,4%. Nas outras simulações, Michel Temer aparece derrotado tanto por Marina quanto por Aécio Neves. E num virtual embate entre Marina Silva e Aécio Neves, a pesquisa aponta o tucano com 28,6% contra 28,3% de Marina, refletindo um empate técnico.

A despeito de Bolsonaro apresentar o maior crescimento entre os candidatos em relação à pesquisa de outubro passado, não foram feitas simulações de um eventual segundo turno de Bolsonaro contra os outros presidenciáveis.

Publicidade
Publicidade