Publicidade
Cotidiano
Notícias

Pesquisa diz que 51% dos turistas estrangeiros que visitaram Manaus não querem voltar

Entrevistas com turistas e donos de estabelecimentos ligados ao turismo deu ênfase à pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do AM 02/12/2014 às 09:15
Show 1
Presidente da Fecomércio aponta o custo de chegar a Manaus entre os motivos para a intenção de não voltar
Camila Leonel Manaus (AM)

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) mostrou que 77,9% dos turistas nacionais que viajaram a Manaus tiveram suas expectativas atendidas, por outro lado, 51,3% dos turistas estrangeiros relataram que não pretendem retornar à cidade de Manaus. A pesquisa entrevistou turistas e donos de estabelecimentos ligados diretamente ao turismo.

O faturamento médio do mês de outubro para pacotes turísticos foi de 39,47%, enquanto os pernoites corresponderam a 33,51%. Hospedagens e Eventos encabeçam a lista com 67,64% e 60% respectivamente.Quando entrevistados, 63% dos donos dos estabelecimentos disseram que o nível de ocupação permaneceu o mesmo entre setembro e outubro de 2014.

Para o presidente da Fecomércio-AM, José Roberto Tadros, o turismo não tem apresentado evolução por vários fatores: entre eles a crise econômica, a diminuição do turismo executivo devido a novas tecnologias que dispensam a vinda de executivos às empresas da Zona Franca de Manaus para reuniões, por exemplo, e o abandono de várias partes da cidade. “Apesar dos esforços das últimas gestões para revitalizar Manaus, ainda não foi o suficiente. Muita coisa melhorou, mas ainda há muito que melhorar, porque quando um turista viaja, ele quer uma cidade limpa, bonita, segura e, principalmente no centro de Manaus, a gente não vê isso. Além disso, existe o custo Brasil. Viajar no Brasil é extremamente caro e isso conspira negativamente

Os turistas chegam a Manaus principalmente por via aérea, na época de baixa temporada e ficam, em média, entre 15 dias, além de Manaus, as cidades de Presidente Figueiredo e Manacapuru constam no roteiro. A entrevista foi feita com 158 turistas brasileiros e 227 estrangeiros. Nenhum dos visitantes relatou ocorrência de assaltos.Do total, 51,3% dos turistas estrangeiros relataram que não pretendem retornar a cidade de Manaus, já 75,0% dos turistas estrangeiros responderam que certamente recomendariam a cidade de Manaus como rota turística.

Publicidade
Publicidade