Publicidade
Cotidiano
Notícias

Pesquisador cria software que irá garantir menor tempo de espera nas paradas de ônibus

'É uma ferramenta que poderá ser utilizada por qualquer frota. A ideia é que o software ajude a monitorar os veículos', afirma o inventor do programa 01/03/2016 às 21:28
Show 1
Programa ajuda o usuário, mas também o operador do sistema com dados sobre a frota e o tempo de cada viagem
Marcela Moraes Manaus (AM)

A população, de modo geral, considera o transporte público ruim e ineficiente. Além de sofrer diariamente com ônibus  lotados, muitos veículos estão em péssimas condições e os usuários ainda precisam esperar  um grande tempo  nos pontos espalhados pela cidade.

Para ajudar a amenizar essa situação o pesquisador Edry Antônio Garcia criou um software que garantirá um menor tempo de espera nas paradas de ônibus, além de oferecer mais conforto durante o deslocamento e, consequentemente, uma maior satisfação com o sistema.

“É uma ferramenta que poderá ser utilizada por qualquer frota. A ideia é que o software ajude a monitorar os veículos. O  software favorece o gerenciamento da manutenção e garante a disponibilidade da função dos ônibus de modo a atender a um processo de produção ou serviço com confiabilidade, segurança, preservação do meio ambiente e custos adequados”, explicou o Edry Antônio Garcia.

A novidade foi bem recebida pelos usuários do sistema. A acadêmica de jornalismo Débora Martins, 23, afirma que quando o assunto é conforto e bem estar dos usuários do transporte coletivo, toda inovação é válida se usada com consciência e principalmente, se o retorno for ágil.

“Vejo que essa nova ferramenta tecnológica tem sim chances de somar com a necessidade de quem utiliza ônibus como meio de transporte, mas é claro, se for bem usada e apresentar resultados notáveis. Quem sabe ajude até na diminuição de assaltos nos pontos de ônibus, muitas vezes por passar horas no local o passageiro se torna um alvo dos bandidos”, relatou.

Para o estagiário Adriano Gualbertto, 20, o software pode trazer mais praticidade para deslocamento dos usuários e ele indica algumas sugestões. “O software poderia também indicar horários, itinerário, qual melhor percurso. Com isso melhoraria realmente a espera nas paradas, assim até o lançamento da novidade essas modificações podem ser feitas para que a invenção se torne completa”, disse.

Como usuária a bibliotecária Alcione Souza, 37, acredita que o novo invento trará muitos benefícios para quem depende do transporte coletivo. “Acredito que essa ferramenta trará praticidade para quem depende de ônibus para se locomover. Torço para que essa alternativa permita bons resultados, nossa cidade merece”, frisou.

Doutor em ciências técnicas pela Universidad de Holguin Oscar Lucero Moya, em Cuba, Garcia explicou que será possível diminuir o índice de veículos quebrados durante o dia de trabalho.

Software ficará disponível no mercado em até dois anos

Os amazonenses poderão contar com a nova ferramenta a partir de 2018, que está sendo desenvolvida pelo pesquisador Edry Antônio Garcia, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) para ajudar no aumento da produtividade dos veículos do sistema de transporte público, em Manaus.

O software irá permitir os cálculos dos indicadores classe mundial aplicável na manutenção dos ônibus de transporte público de Manaus. Estes índices, segundo o pesquisador, fornecem elementos para tomar decisões e estabelecer metas.

Além do software, também será produzido um livro de manutenção que abrange os conceitos e tendências atuais da manutenção visando a sua utilização na prática produtiva nas empresas de transporte público de Manaus.

Vários dados concentrados

O usuário do software irá fazer um cadastro com os dados dos ônibus. Estes dados correspondem a ações de manutenção e materiais utilizados, além do tempo de trabalho e de paradas para manutenção, o total de quilômetros percorridos e o combustível consumido durante o período de trabalho do ônibus entre uma manutenção e outra.

Os resultados mostrarão os índices da classe mundial que atuariam como uma ferramenta norteadora para tomada de decisões na manutenção dos ônibus, auxiliando na diminuição de custos e aumento da produtividade.

Publicidade
Publicidade