Publicidade
Cotidiano
Notícias

PF identifica envolvidos no vazamento de provas do PSC da Ufam e cumpre mandados

Aparelhos celulares foram recolhidos para perícia, mas ninguém foi preso. Provas acontecem neste domingo (28), com segurança reforçada 26/02/2016 às 15:53
Show 1
A primeira prova do PSC 2015 foi suspensa após vazamento das provas
VINICIUS LEAL Manaus

A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (26), em Manaus, seis mandados judiciais contra pessoas envolvidas no vazamento de provas do Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas. Parte dos participantes do esquema já foi identificada, mas até o momento ninguém foi preso.

Foram dois mandados de busca e apreensão e quatro de conduções coercitivas. A identificação dos suspeitos e os locais dos mandados não foram divulgados. “Foram recolhidos aparelhos telefônicos. Já identificamos alguns (envolvidos), mas ainda tem mais gente a ser apurada. Parece ser um universo bem maior de pessoas”, alertou o delegado Caio Cesar Cordeiro, responsável pelo caso.

A própria Ufam é o órgão realizador do processo seletivo PSC, e funcionários da universidade podem estar envolvidos no vazamento do conteúdo das provas. “Essa hipótese ainda não está confirmada”, disse Cordeiro. O número total de pessoas participantes no esquema também não foi revelado.

As provas do PSC estão previstas para serem realizadas neste domingo, 28 de fevereiro. A primeira prova deveria ter sido realizada no dia 29 de novembro, mas foi suspensa um dia antes da realização devido ao vazamento das questões.

E as investigações do vazamento de questões continuam. “Iniciamos em novembro e tivemos mandados de busca e apreensão em dezembro”, disse Cordeiro. Segundo o delegado, ainda não existe suspeita sobre vazamentos de provas anteriores praticados pelo mesmo grupo de pessoas.

O PSC

O PSC é um vestibular realizado de forma continuada e divido em três etapas, destinado a estudantes das três séries do Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) que desejam entrar na Ufam. A cada final de ano letivo, os estudantes fazem uma prova, sendo que no 3º ano do Ensino Médio há uma somatória de pontos das três etapas e a seleção de aprovados.

Em 2015, foram 66.896 jovens inscritos no PSC, sendo 14.754 candidatos finalistas (3º ano) – disputando 2.735 vagas para ingresso na Ufam em 2016; 20.660 inscritos na segunda fase (2º ano) e 31.482 inscritos na primeira etapa (1º ano). Em Manaus, 38.894 participantes prestarão o exame, enquanto 28.002 inscritos são do interior do Amazonas.

Segurança

A Universidade reforçou a segurança e a integridade para a realização da prova, conforme as orientações da Polícia Federal, que incluíram, entre outras, o aumento do número de câmeras do sistema de monitoramento da Compec e a redução das etapas de impressão das provas, incluindo a substituição do maquinário.

Publicidade
Publicidade