Publicidade
Cotidiano
Notícias

PIM: multinacionais vêm terceirizando a fabricação de bens para reduzir os custos

É o exemplo da indústria de origem norte-americana Jabil, especializada em prestar esse serviço de manufatura para pelo menos 10 empresas de outras marcas no Polo Industrial de Manaus 27/02/2016 às 16:03
Show 1
Jabil da Amazônia produz de ar-condicionados a máquina fotográfica para grandes marcas
Fabíola Abess Manaus (AM)

A redução dos custos de produção é um dos motivos que tem levado cada vez mais indústrias a terceirizarem sua produção com as EMSs (Electronic Manufaturing Service), as chamadas empresas de manufatura contratada, que operam linhas de produção dos mais diversos produtos disponíveis no mercado.

É o exemplo da indústria de origem norte-americana, Jabil Industrial do Brasil LTDA, especializada em prestar esse serviço de manufatura para pelo menos 10 empresas de outras marcas no Polo Industrial de Manaus (PIM), entre os produtos manufaturados pela empresa estão desde projetores da marca Epson, receptores de sinal para televisão da Sagemcom a câmeras fotográficas para a Nikon. Outros produtos manufaturados no PIM pelas prestadoras de serviço de manufatura são os videogames da Sony pela Masa da Amazônia e os receptores de sinal de TV via satélite da Net pela Humax.

Celso Piacentini é diretor de Relações Governamentais da Jabil e diz que a atividade principal da EMS é atrair novos investimentos. “O foco do negócio não é atrair linhas que já estejam produzindo, porque o trabalho principal da EMS não é tomar a produção de alguém que já esteja produzindo, mas atender empresas que já produzem.

Segundo o diretor, a agilidade do tempo de mercado de uma EMS é infinitamente maior se comparado com o investimento de instalar uma nova fábrica de alguma marca, que demandaria a contratação de um grupo para a realização deste processo, uma EMS também ganha tempo pelo domínio de conhecimento e recursos. Se a empresa precisar, por exemplo, montar algum equipamento do ramo automotivo ela tem à sua disposição alguma fábrica que já faça isso. Em breve, a Jabil vai começar uma linha de montagem de evaporadores de ar-condicionado para a Fujtsu General, a empresa não possui planta no Polo Industrial de Manaus.

Outra empresa que contratou uma linha terceirizada foi a Microsoft, que passou a fabricação de Xbox e smartphones para a Flextronics, que segundo comunicado, decidiu terceirizar a produção da fábrica em janeiro de 2016 com o objetivo de aumentar a eficiência nas operações.

Fujtsu General - terceiriza unidade evaporadora para ar-condicionado split com a Jabil
Sony - videogame produzidos pela Masa da Amazônia
Nikon -  câmeras fotográficas são feitas pela Jabil
Epson - projetores feitos pela Jabil
Canon - componentes para câmeras fotográficas com a Jabil
Microsoft - seus Xbox e smartphones são feitos pela Flextronics
Sagemcom - set-top boxes feitos pela Jabil

Publicidade
Publicidade