Quarta-feira, 19 de Junho de 2019
DEBATE

Plano Estadual de Segurança Pública do Amazonas é debatido em audiência pública

A audiência faz parte da programação da 5ª Semana da Integração do Sistema de Segurança e é uma das etapas da elaboração do Plano Estadual, que deve ser alinhado ao Plano Nacional lançado pelo governo federal em 2017



ec1f68b9-9013-4af4-b4e1-d9651f58ddf7_0F9C42BE-D978-48EB-9C60-58C54CFE6562.jpg As atividades acontecem até amanhã (10). Foto: Luiz G. Melo
09/04/2019 às 16:10

Debater a modernização do Sistema Penitenciário, o combate integrado às organizações criminosas, ao tráfico de drogas e de armas, a redução do feminicídio e da violência contra a mulher, além da diminuição de homicídios. Esse foi o objetivo da audiência pública para discutir a construção do Plano Estadual de Segurança Pública do Estado realizado na manhã de hoje (9), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, Flores, zona Centro-Oeste de Manaus.

A audiência pública, parte da programação da 5ª Semana da Integração do Sistema de Segurança, é uma das etapas da elaboração do Plano Estadual de Segurança, que deve ser alinhado ao Plano Nacional lançado pelo governo federal em 2017.

Conforme destacou o titular da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM), coronel Louismar Bonates, a participação da população nessa audiência vai poder indicar os rumos para investimentos e outras estratégias para melhorar a segurança, a proteção da sociedade e o combate à violência.

‘’Às vezes achamos que estamos sendo efetivos do ponto de vista técnico, mas de repente uma comunidade específica não está sendo alcançada. Por isso, não podemos elaborar um plano estadual de segurança sem antes ouvir as comunidades. Todas as ações e projetos que serão desenvolvidos pela polícia só começarão a ser planejados após ouvirmos a população’’, ressaltou.

Uma das principais sugestões dadas por representantes comunitários foi a presença mais ostensiva da polícia nas ruas.

O líder comunitário do Bairro da Paz, zona Centro-Oeste, Luiz Carlos Magalhães, por exemplo, se queixou da demora das viaturas para atender as ocorrências de assaltos no bairro.  ‘’Peço a vota das rondas policiais de motocicleta, que ajudariam a conter os altos índices de roubo na região onde moro’’, sugeriu.

Durante a audiência pública, houve espaço para que membros da segurança pública também se manifestassem, como foi o caso da presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Amazonas (Sinpoeam), Viviany Pinto, que pediu que o governo olhasse com mais atenção ao trabalho da perícia.

‘’Existem apenas 166 peritos para cobrir todo o Amazonas. Se não houver maior investimento em recursos humanos e em equipamentos mais modernos no Plano Estadual de Segurança Pública do Estado fica difícil combater a criminalidade’’, afirmou.

A 5ª Semana de Integração do Sistema de Segurança do Amazonas iniciou na última segunda-feira e segue até amanhã (10).

A programação é dedicada à troca de experiências e conhecimentos e reune autoridades, servidores públicos e sociedade civil organizada em torno de palestras e apresentações de projetos inovadores em segurança pública, como o projeto Cidade Vigilante.

Além do Centro de Convenções Vasco Vasques, as atividades também serão realizadas no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM) e na Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi) da SSP, Petrópolis, zona Sul de Manaus.

Receba Novidades


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.