Publicidade
Cotidiano
Notícias

PM faz reintegração de posse em terreno ocupado por indígenas na AM-070, em Manacapuru

Cerca de 600 famílias de indígenas Kokama e de outras etnias, totalizando em torno de 1.200 pessoas, foram retiradas de área no Km 28 da rodovia Manoel Urbano 05/08/2015 às 09:50
Show 1
PM faz reintegração de posse em terreno ocupado por indígenas em Manacapuru
ACRITICA.COM Manaus

GALERIA 1 / GALERIA 2

Cerca de 600 famílias indígenas foram retiradas de um terreno durante uma reintegração de posse ocorrida nesta terça-feira (4) no Km 82 da rodovia Manoel Urbano AM-070, em Manacapuru. Cerca de 125 policiais, 19 viaturas, um helicóptero, cavalaria e cães foram deslocados para ação. A reintegração encerrou por volta de 13h e quatro pessoas detidas.

O terreno, ocupado por cerca de 1.200 pessoas, ou 600 famílias de índios Kokama, de outras etnias e também não indígenas, media cerca de um quilômetro de frente por 500 metros de fundo, e pertencia à Madeira Amazonas Madeireira Indústria e Comércio Ltda. Segundo a Polícia Militar, houve resistência e a reintegração só foi iniciada por volta das 8h30, e não às 7h como estava programado.

Segundo o comandante do 1º Batalhão de Choque da PM, major Cledemir, apesar da resistência, a situação foi revertida e os ocupantes resolveram sair sem maiores transtornos. As quatro pessoas detidas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia de Manacapuru e várias armas brancas também foram apreendidas.

O Comando de Policiamento Especializado (CPE) estava à frente da operação, junto com o 9º Batalhão de PM de Manacapuru, que deslocou 90 policiais e 17 viaturas. Também foram acionados 12 bombeiros, quatro policiais civis, três oficiais de Justiça, cinco funcionários da Eletrobrás Amazonas Energia, além de equipes do Choque, Rocam, Coe e Graer.


Publicidade
Publicidade