Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019
Notícias

PM faz reintegração de posse em terreno ocupado por indígenas na AM-070, em Manacapuru

Cerca de 600 famílias de indígenas Kokama e de outras etnias, totalizando em torno de 1.200 pessoas, foram retiradas de área no Km 28 da rodovia Manoel Urbano



1.gif PM faz reintegração de posse em terreno ocupado por indígenas em Manacapuru
05/08/2015 às 09:50

GALERIA 1 / GALERIA 2

Cerca de 600 famílias indígenas foram retiradas de um terreno durante uma reintegração de posse ocorrida nesta terça-feira (4) no Km 82 da rodovia Manoel Urbano AM-070, em Manacapuru. Cerca de 125 policiais, 19 viaturas, um helicóptero, cavalaria e cães foram deslocados para ação. A reintegração encerrou por volta de 13h e quatro pessoas detidas.



O terreno, ocupado por cerca de 1.200 pessoas, ou 600 famílias de índios Kokama, de outras etnias e também não indígenas, media cerca de um quilômetro de frente por 500 metros de fundo, e pertencia à Madeira Amazonas Madeireira Indústria e Comércio Ltda. Segundo a Polícia Militar, houve resistência e a reintegração só foi iniciada por volta das 8h30, e não às 7h como estava programado.

Segundo o comandante do 1º Batalhão de Choque da PM, major Cledemir, apesar da resistência, a situação foi revertida e os ocupantes resolveram sair sem maiores transtornos. As quatro pessoas detidas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia de Manacapuru e várias armas brancas também foram apreendidas.

O Comando de Policiamento Especializado (CPE) estava à frente da operação, junto com o 9º Batalhão de PM de Manacapuru, que deslocou 90 policiais e 17 viaturas. Também foram acionados 12 bombeiros, quatro policiais civis, três oficiais de Justiça, cinco funcionários da Eletrobrás Amazonas Energia, além de equipes do Choque, Rocam, Coe e Graer.



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.