Sexta-feira, 14 de Maio de 2021
TECNOLOGIA E SEGURANÇA

PM irá lançar APP para identificar foragidos pelo celular no Amazonas

Aplicativo funcionará com reconhecimento facial de foragidos da Justiça, além da identificação de placas de veículos com restrição de roubo e furto



d1c0f501-db92-4ca8-9236-4200ac66d5ae_EC377F4F-E618-47E4-A9C9-E62E45681971.jpg Foto: Divulgação
17/11/2020 às 14:00

Reconhecimento facial de foragidos da Justiça e a identificação de placas de veículos com restrição de roubo e furto é a nova tecnologia que a Policia Militar do Amazonas contará nos próximos dias.

Com a inteligência artificial, o policial militar pode reconhecer o cidadão infrator, através da câmera do celular. Ele pode obter a informação se o indivíduo já possui mandado de prisão em aberto e, no mesmo instante, pode ser feita a prisão do suspeito. O aplicativo está em fase de testes no sistema operacional Android.



Desenvolvida pelo setor de tecnologia da corporação, ela tem o objetivo de auxiliar a atuação dos policiais nas ruas. Encomendado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, o aplicativo Copmam (Comando Operacional da Polícia Militar do Amazonas) é voltado para o serviço operacional dos policiais militares e é restrito para as forças da segurança. A tecnologia está em fase de testes e deve ser lançada em breve.
 
“A importância desse aplicativo para a polícia é a rapidez no serviço operacional. A partir do momento que o crime foi notificado, todos os usuários que possuem o aplicativo são avisados’’, explica o chefe da Diretoria de Tecnologia da Informação, major Anderson Ruso.
 
O major Ruso lidera a equipe de desenvolvimento, composta ainda pelos cabos Maycon Medeiros, George Tavares, Waldir Feitoza, Eduardo Mazzoni e Mayara Silva.
 
Sendo uma nova ferramenta, o aplicativo tem funções que incluem inteligência artificial. Pela câmera do smartphone é reconhecido o rosto de suspeitos. Outra vertente é a chamada “Check Veículo”, que faz a detecção de veículos roubados/furtados.
 
O Copmam levou três meses para ser ativado e, atualmente, está em fase final de testes. Mesmo nesse período, suas funcionalidades demonstram resultados. Até o momento, mais de 900 policiais foram cadastrados e 61 mil consultas foram realizadas.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.