Publicidade
Cotidiano
Notícias

Pode 'printar' sem preocupação e com segurança no WhatsApp

Notícia falsa de que nova atualização permitiria avisar usuários sobre ‘prints’ de tela deixou brasileiros assustados  27/10/2015 às 18:06
Show 1
Não existe nenhum anúncio oficial do próprio WhatsApp afirmando que irá notificar usuários quando for realizado um print de seu conteúdo
Rafael Seixas Manaus (AM)

Na noite de segunda-feira (26), alguns portais de notícia espalharam a informação que a nova atualização do WhatsApp iria notificar os usuários quando o conteúdo de suas conversas fosse “printado”. A notícia, apesar de ter criado burburinho nas redes sociais, não passa de especulação.

Não existe nenhum anúncio oficial do próprio WhatsApp afirmando que irá notificar usuários quando for realizado um print de seu conteúdo. Embora sendo mentirosa, a informação gerou certa preocupação em alguns usuários, como na universitária Aline Maia, que ficaria constrangida se alguém “printasse” a sua conversa.

“Eu ficaria (preocupada) sim, pois existem assuntos no qual falamos que nem sempre são confortáveis para todos”, declarou.

Um usuário que não quis se identificar, explicou que não terá mais como “plantar a semente da discórdia”. “Se um dia os gestores do WhatsApp fazerem isso, não terá mais graça o aplicativo. Como vou ‘plantar a semente da discórdia’?”, brincou.

O fato é que o WhatsApp guarda todo o seu histórico – até oferecendo backup no Google Drive para você não perdê-lo – e permite copiar e compartilhar mensagens de forma nativa. O WhatsApp não avisa quando você compartilha uma mensagem, por que alertaria quando alguém tira uma captura de tela?

O boato iniciou aparentemente no site Portal Atualizado. A “notícia” não traz muitas informações: apenas diz que “quando a tela for printada, o outro usuário será notificado assim como acontece no Snapchat”, e que o recurso será liberado no dia 28 de novembro. O fato é que a notícia falsa rendeu diversos comentários e memes nas redes sociais como Facebook e Twitter.

Publicidade
Publicidade