Publicidade
Cotidiano
RIO NEGRO

Polícia Federal apreende mais de 11 toneladas de pescado ilegal em barco

Um homem de 57 anos foi preso e indiciado por receptação. Peixes foram doados para projeto social 08/06/2018 às 14:38
Show pesca
Foto: Divulgação
Joana Queiroz Manaus (AM)

Fiscalização de rotina em embarcações no Rio Negro pela Polícia Federal resultou na apreensão de 11.482 quilos de peixes, tambaquis e pirarucus que seriam vendidos nas feiras e supermercados de Manaus.  A ação ocorreu na madrugada de quarta-feira (6) e um homem foi preso.

Os policiais procuravam por  drogas, armas, crimes ambientais quando se depararam com a grande quantidade de pescado. A mercadoria havia sido comprada em Coari (município distante 362 quilômetros de Manaus) através de pesca ilegal.

Durante a ação um homem de 57 anos de idade, que não teve o nome revelado pela polícia, foi preso e indiciado pelo crime de receptação. Após a prisão em flagrante o homem foi levado à Superintendência da Polícia Federal em Manaus e após a as diligências ficará da disposição da Justiça Federal.

De acordo com nota da assessoria da Polícia Federal, os pescados apreendidos são decorrentes de pesca ilegal. Na abordagem à embarcação foram encontrados 1.540 quilos de tambaqui e 9.942 quilos de pirarucu, sendo 7.107 de pirarucu seco e 2.835 in natura. Todos os peixes foram doados para o Serviço Social do comércio (SESC) projeto Mesa Brasil.

Pesca proibida

Instrução normativa nº 01/2005 do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) proíbe a pesca em qualquer época do ano. A prática é permitida somente em áreas de manejo autorizadas ou oriundas de piscicultura devidamente registrada.

Publicidade
Publicidade