Domingo, 23 de Janeiro de 2022
crime eleitoral

Polícia Federal e SSP realizam prisões durante eleição em Coari

44 mil eleitores foram às urnas neste domingo escolher o novo prefeito do município.



WhatsApp_Image_2021-12-05_at_18.51.24_50CC2516-3FBB-4348-AD20-9FC7FD5E2BCA.jpeg Foto: Divulgação
05/12/2021 às 18:53

Durante o pleito iniciado no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus) na manhã deste domingo(05),  a Polícia Federal e a Secretaria de Segurança Pública, que atuou com um colegiado montado especialmente para esta eleição, realizaram prisões no município.

De acordo com o Delegado Uchôa, da Polícia Federal, foram registradas duas ocorrências. Dois homens transportavam eleitores aos locais de votação, o que é proibido pela legislação eleitoral. Em um dos casos o suspeito fazia o transporte em uma ambulância para disfarçar o crime. Segundo o delegado todos foram levados à sede da Polícia Federal (PF) em Coari, mas já foram liberados. Eles devem responder pelo crime cada situação será investigada. 



Também houve registro de irregularidades no sábado (04), quando um homem de identidade não revelada, funcionário da prefeitura de Coari, foi preso em flagrante por tráfico de drogas. O suspeito e outro homem foram abordados em uma avenida do município por agentes do NEOT. Eles estavam em uma motocicleta quando foram abordados e durante a revista pessoal, os agentes encontraram substâncias entorpecentes. A dupla foi conduzida à delegacia do município, sendo o funcionário da prefeitura preso em flagrante por tráfico de drogas. O outro indivíduo foi liberado.

Agentes da Central Integrada de Fiscalização (CIF) vistoriaram 31 estabelecimentos na noite de sábado (04/12), em Manaus e no município de Coari. Durante as fiscalizações, oito locais foram autuados por violação do decreto estadual, que prevê normas de prevenção contra a Covid-19. Em Coari, além do decreto governamental, os agentes fiscalizaram o cumprimento da Lei Seca, determinada no município por conta da eleição suplementar.  Por lá a CIF foi realizada para o cumprimento da Lei Seca, que iniciou às 18h do sábado e vai até as 23h59 de hoje. Foram fiscalizados 23 estabelecimentos, sendo cinco destes fechados pelos fiscais.

Na manhã deste domingo a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) recebeu uma denúncia anônima informando que dois homens, de 22 e 41 anos, estavam realizando boca de urna na rua Moisés Bezerra, bairro Chagas Aguiar. Os policiais militares foram até o local informado e flagraram os homens oferecendo café e botons de uma coligação partidária. A dupla, juntamente com o material apreendido, foi levada à delegacia do município por crime eleitoral.

Durante uma coletiva realizada no Centro Integrado de Comando e Controle(CICC) o secretário de segurança pública, general Carlos Alberto Mansur,  disse que a operação ocorreu dentro da normalidade no município e que o trabalho deve continuar após a apuração dos votos. “A gente se preparou para este momento e graças a isso tudo ocorreu dentro da normalidade. Tanto as ocorrências policiais quanto as eleitorais não foram graves. Só sairemos de Coari após a apuração dos votos quando for contatado que todos estão em segurança”.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral(TRE), desembargador Wellington José de Araújo, também comentou o trabalho realizado pelo órgão no município e comentou sobre uma confusão que teria acontecido entre duas coligações.

“ O tribunal trabalhou com antecedência. Destacamos funcionários do TRE ao município de Coari com muita experiência de outras eleições por sabermos que esta é uma eleição complicada que tem sempre muitos problemas, embora seja apenas um município. Mandamos para lá três juízes com vasta experiência e conhecimento em direito eleitoral o que nos deixou mais tranquilos nessa eleição.  Problemas sempre existirão nas eleições e geralmente o presidente toma providencias dentro do prazo determinado pelo código eleitoral. Não tenho conhecimento sobre outras irregularidades. Falatórios podem acontecer porque ninguém fica totalmente satisfeito e acabam reclamando da outra parte”, disse.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.