Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019
Notícias

Polícia Federal inicia na nova fase da operação Lava Jato

Pelo menos 200 agentes federais e servidores da Receita Federal participam da operação sobre denúncias de lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos da Petrobras



1.jpg Deverão ser cumpridos 62 mandados judiciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina
05/02/2015 às 09:29

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (5) nova fase da operação Lava Jato, que investiga lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos em contratos e obras da estatal Petrobras, que atua no segmento de energia.

Cerca de 200 agentes federais e servidores da Receita Federal cumprem 62 mandados judiciais em São Paulo, no Rio de Janeiro, na Bahia e em Santa Catarina. Ao todo, são 18 mandados de condução coercitiva, um de prisão preventiva, três de prisão temporária e 40 de busca e apreensão.



Segundo a PF, a nova fase foi originada a partir da colaboração de um dos investigados, documentos e contratos apreendidos em fases anteriores, além de informações prestadas por uma ex-funcionária de empresa que foi alvo da operação.

Na nova fase, o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, foi levado para prestar depoimento como parte de nova fase da Operação Lava Jato, informaram autoridades responsáveis pela investigação. “Esta fase é fruto da análise de documentos e contratos apreendidos anteriormente pela PF”, disse a nota divulgada no site da entidade.

Segundo o Ministério Público, a operação desta quinta envolve suspeitas de desvios realizados até 2014, envolvendo principalmente operações da BR Distribuidora, controlada da Petrobras.

Trata-se da nona etapa da Lava Jato, que contou agora também com informações obtidas com a colaboração de um dos investigados, além da denúncia apresentada por uma ex-funcionária de uma das empresas investigadas, disse a PF, sem informar nomes de pessoas ou companhias alvo da nova fase da operação.

Fases anteriores da Lava Jato resultaram nas prisões dos ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa, Renato Duque e Nestor Cerveró, e de altos executivos de importantes empreiteiras do país.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.