Domingo, 05 de Dezembro de 2021
Segurança

Polícia Militar forma mais de 400 PMs para atuarem no interior do Amazonas

Cerimônia de formatura foi realizada na manhã desta segunda-feira (25) e contou com a presença do governador Wilson Lima



WhatsApp_Image_2021-10-25_at_13.21.29_3410D3C9-8BBA-4188-BAB6-FB49F5AB9B93.jpeg Foto: Diego Peres / Secom
25/10/2021 às 13:41

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (25) uma solenidade de formatura de 404 soldados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). O evento, que contou com a presença do governador Wilson Lima, foi realizado na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, na avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

O evento marcou o início da atuação plena dos novos policiais nas ações de patrulhamento ostensivo nas ruas. Os novos praças da PMAM foram aprovados no concurso da corporação em 2011 e convocados pelo governador Wilson Lima em agosto de 2020. Eles irão reforçar o policiamento ostensivo no interior do estado.

Durante a formatura, o governador informou que os novos praças que se enquadrarem nas normas de disciplina da PM serão lotados nos municípios de origem. Disse ainda, que o Governo do Amazonas já destinou para o orçamento da PMAM o valor de R$ 20 milhões para reformar quartéis do interior, oferecendo uma estrutura adequada aos militares.

Os prefeitos de São Sebastião do Uatumã, Jander Almeida; de Autazes, Andreson Cavalcante; de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa; e de Guajará, Ordean Gonzaga da Silva, estiveram presentes na formatura, além de deputados federais e estaduais, vereadores e secretários de Estado.

Os mais de 400 policiais militares passaram por dez meses de curso de formação teórica e prática. No curso de formação, o poder público estadual investiu na preparação, capacitação e aperfeiçoamento dos novos agentes públicos.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Ayrton Norte, enfatizou a importância do aumento no efetivo, principalmente para reforçar as unidades policiais do interior do estado, onde ficarão à disposição do Comando de Policiamento do Interior (CPI).

“Esses homens vão nos ajudar a aumentar a nossa capacidade de operação, o aumento do efetivo é muito importante, principalmente para o interior do estado”, ressaltou o comandante da PMAM.

Formação

O curso realizado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFap), em parceria com o Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), iniciou no dia 23 novembro de 2020, e foi concluído pelos servidores em 25 de outubro de 2021, totalizando 10 meses de estudo teóricos, treinamento e formação tática. Durante o período de formação, para contribuir no enfrentamento da Covid-19, os alunos soldados trabalharam arduamente em prol da logística, transportando cilindros, equipamentos e materiais destinados ao combate ao Covid-19.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, o ingresso de mais de 400 homens e mulheres nas fileiras da corporação faz parte dos investimentos do Governo do Amazonas do plano para reestruturação da segurança pública.



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.