Publicidade
Cotidiano
Notícias

Policiais civis do Amazonas terão capacitação para atendimento às vítimas de violência

A capacitação surgiu em decorrência da necessidade de atendimento especializado às mulheres vítimas de violência, dos servidores que atuam nas delegacias 10/09/2013 às 08:55
Show 1
Pesquisas apontam que muitos maridos agressores são vítimas de lares onde a prática da violência era comum
acritica.com Manaus, AM

Policiais civis receberão capacitação para o atendimento às mulheres vítimas de violência nesta terça-feira (10), em evento que contará com debates e palestras sobre a violência doméstica, informações sobre a Lei Maria da Penha e quais os procedimentos de atendimento à mulher nas delegacias e institutos que compõem a instituição da força de segurança do Amazonas. A capacitação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM) e acontecerá no Auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE/AM), a partir das 9h.

A capacitação surgiu em decorrência da necessidade de atendimento especializado às mulheres vítimas de violência, principalmente, em relação aos novos policiais e estagiários que atuam na Delegacia Especializada em Crimes contra Mulher (DECCM) e nos Distritos Integrados de Policia (DIPs).

“Será a primeira capacitação de policiais civis com informações generalizadas sobre políticas para mulheres, Lei Maria da Penha e principalmente, sobre o atendimento especial que deve ser dado à mulher vítima de violência. Precisamos melhorar e apresentar uma maior humanização nesse atendimento, com mais responsabilidade e atenção às vítimas”, comentou a secretária Rebecca Garcia, titular da Secretaria de Governo (Segov) que é responsável pela SEPM.

Cronograma

O evento começa com uma palestra sobre “A Política para as Mulheres no Estado do Amazonas”, que será proferida pela titular da SEPM, advogada Márcia Álamo. Ela também falará sobre os serviços e ações que a secretaria já executou desde sua criação em março de 2013. “Eventos dessa natureza são muitos importantes, uma vez que as delegacias são portas de entrada das denúncias de violência contra a mulher. O acolhimento, a oitiva qualificada e o correto encaminhamento da denúncia por parte do policial é de fundamental importância para a vítima. Por isso, a necessidade de capacitações”, disse Márcia Álamo.

Em seguida, inicia uma discussão sobre “Violência Doméstica contra a Mulher: Análise da Lei Maria da Penha”, com a promotora do Tribunal de Justiça do Amazonas, Anabel Vitória Mendonça de Souza. Às 10h45, haverá um painel sobre a “Rede de Serviços e Atendimento à Mulher Vítima de Violência”, com a gerente da Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante, Nadyma Cavalcante; com a gerente do Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), Simone Menezes; e com a gerente do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), Cristiane Oliveira.

A capacitação segue com uma palestra sobre atendimento à mulher deficiente, que será feita pela assistente social da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), Ana Claudia Martins. Após debates e intervalo para almoço, às 14h, será realizada a palestra magna sobre “O papel das delegacias no atendimento às mulheres frente aos novos cenários de enfretamento à violência”, com a delegada-chefe da Delegacia Especial no Atendimento à Mulher do Distrito Federal (Deam/DF), Ana Cristina Melo Santiago.

No último painel que ocorrerá na Capacitação dos Policiais Civis, haverá uma discussão sobre “Procedimentos Operacionais: A importância dos órgãos no enfrentamento à violência contra a mulher” com a titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, Kethleen Calmont Gama; o médico legista do Instituto Médico legal (IML), Sérgio Marchado; o juiz titular do 1º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher,  Celso Antunes da Silveira Filho; além do defensor público estadual, Gualberto Graciano de Melo e do promotor de justiça, Igor Starling Peixoto.

*Com informações da assessoria de imprensa da Segov

Publicidade
Publicidade