Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019
Notícias

Por causa de furto de fios, Ponte Rio Negro fica no escuro de novo

Leitores relatam que, mesmo após denúncias aos órgãos responsáveis, nada foi feito; instituições explicam que medidas estão sendo tomadas



1.jpg Risco à segurança: cartão postal está sem iluminação
07/12/2015 às 22:15

Mais uma vez, um dos mais recentes cartões postais da cidade - a Ponte Rio Negro - está com a iluminação precária, deixando motoristas e pedestres que costumam caminhar no local durante a noite indignados com o descaso com que o problema, que é recorrente, vem sendo tratado, e ainda mais expostos à ação de criminosos.

Isso sem falar no prejuízo para os cofres públicos por conta da ação de vândalos, que agem à luz do dia para roubar a fiação elétrica. Casos como esse foram testemunhados por leitores do Portal A Crítica, que relataram que, mesmo após denunciarem a situação aos órgãos responsáveis, nada foi feito.



O comerciante Márcio Vieira é um deles. Ele relatou que, desde a inauguração da ponte, ele faz caminhadas regulares, à noite e aos sábados pela manhã, no local. Conforme ele, no sábado, dia 21 de novembro, pela manhã, ele encontrou dois homens suspeitos, com um saco de ráfia cheio de fios. “Abordei dois policiais de moto, que iriam escoltar um evento esportivo (corrida ciclística), informando-lhes o que vi, não deram atenção”, contou Márcio.

No sábado seguinte, no mesmo horário, o comerciante relatou que, novamente, encontrou  outro suspeito, com dois sacos de ráfia, cheios de fios, cabos, na mesma posição, na descida de ponte, sentido Iranduba. “Liguei para o número 190 e, 20 minutos depois, nenhuma viatura apareceu”, declarou.

Segundo Vieira, os vândalos violam as caixas de comando do sistema elétrico localizadas nos postos, na parte interna da passarela,  arrancam as tampas de ferro, retirando os parafusos, e roubam a fiação.

Ainda de acordo com ele, nos últimos três meses roubaram 80% das tampas e praticamente toda a fiação existente. “É com profunda indignação que relato esta situação, pois poderia ter sido evitada se houvesse o mínimo de responsabilidade das autoridades”.

E concluiu. “É muito triste ver uma obra como esta, sendo depredada da forma que está acontecendo. Certamente, para recuperarem a iluminação, milhões de reais, novamente, terão que ser desembolsados. Desperdício do erário, se vier a ser, pois, pelas alegações dos governantes, não há verba para outras finalidades mais importantes, imaginem para este fim”, desabafou.

Parceria

Em nota, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana (SRMM) informou que, desde abril deste ano, está buscando soluções para a manutenção da  ponte.

Ainda segundo a pasta, em outubro, em uma parceria institucional entre SRRM e a Prefeitura de Manaus, por meio da empresa Manausluz, foi possível realizar todo o trabalho de reposição de cabos e manutenção de luminárias,  o que sanou, por hora, a situação de escuridão na ponte. No entanto, semanas depois, os vândalos novamente furtaram as fiações e, mais uma vez, a ponte ficou sem iluminação.

Policiamento

Em nota, a Polícia Militar informou que o policiamento na área é feito pela 8ª Cicom e que denúncias podem ser feitas aos telefones 98842-1891 e 98842-1577.

Conscientização

Para o Detran-AM, responsável pela fiscalização de trânsito na ponte, a saída é conscientizar a população.  “É complicado combater a ação dos criminosos”, disse o diretor do órgão, Leonel Feitoza.

Licitação já foi concluída

Para conter os roubos de fiação, a escuridão e a depredação da Ponte Rio Negro, o Governo do Estado contratará uma empresa para prestar serviços de iluminação e manutenção.

A homologação da licitação e a assinatura do contrato com a empresa vencedora, a RR Construções Ltda, devem ocorrer nas próximas semanas, informou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana (SRMM).

Entre os serviços prestados pela empresa estão: manutenção preditiva, preventiva e corretiva nos sistemas de iluminação cênica, viária, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, sistema compartilhado e do acesso da margem direita do rio Negro.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.