Domingo, 23 de Janeiro de 2022
Saúde

Por que tenho tantos pesadelos? Alimentação pode ser a resposta

Além de poder causar ansiedades e medos, os pesadelos podem sinalizar que alguns hábitos deveriam ser modificados



Sem_titulo_D360FA56-B55D-4970-88CD-E7CFBD558477.jpg Foto: Reprodução
12/11/2021 às 11:54

Pesadelos podem ser mais do que incômodos e afetar, não apenas o sonho, a vida diurna do sonhador.

Além de poder causar ansiedades e medos que pode ser desnecessários em relação a acontecimentos futuros, os pesadelos podem sinalizar que alguns hábitos deveriam ser modificados.

Ter sonhos ruins de vez em quando é comum, afinal, existem diversos aspectos que podem causar pesadelos.

Segundo a visão de Freud, os sonhos são manifestações da libido reprimida e, também, possuem dois tipos de mensagens embutidas: algumas que são evidentes e claras durante o sonho (e que possuem pouca importância para a vida real do sonhador) e outras, subliminares e mais profundas, que realmente envolvem algo que deve ser analisado em terapia para auxiliar no autoconhecimento e autodesenvolvimento da pessoa em questão.

Por esse ponto de vista, ter pesadelos pode significar que há questões problemáticas e estressantes no dia a dia do sonhador, ou, ainda, que há traumas e problemas muito escondidos no subconsciente, que precisam de tratamento psicoterapêutico para ser solucionados.

Mas, a visão de Freud não é um ponto de vista aceito unanimemente, apesar de ser fortemente respeitado.

Há outros campos, não científicos, mas, nem por isso, ignoráveis, que acreditam que os sonhos e pesadelos são mensagens do mundo imaterial, enviadas para ajudar o sonhador em algo ou para que ele possa retransmitir algo para as pessoas que não conseguem se conectar com o mundo espiritual.

A interpretação de sonhos é algo tão antigo que podem-se encontrar registros bíblicos em que José interpretava os sonhos de faraó, ajudando-o a compreender a situação presente e futura do Egito.

Quem acredita nesse ponto de vista para as interpretações oníricas, pode encontrar respostas em sites como o Apsique, o Lapsiche e outros que contém interpretações de símbolos que surgem em sonhos e pesadelos de muitas pessoas ao redor do mundo e ao longo dos séculos.

Além disso, dentro das religiões, também existem pessoas que podem ajudar a interpretar questões de sonhos pelo ponto de vista místico, esotérico ou espiritual, auxiliando os sonhadores a encontrarem sentido nos ícones e histórias que surgem nos seus sonhos.

Além da visão freudiana e do ponto de vista religioso e espiritual que podem ser considerados na interpretação dos sonhos, também há algo que pode revelar os motivos de uma pessoa ter muitos pesadelos e, nela, não há nada de místico ou de analítico-terapêutico: a alimentação.

Os alimentos consumidos antes de dormir influenciam na qualidade do sono e, por consequência, nos sonhos.

O cérebro é uma máquina movida a carboidrato, o que significa que quanto mais carboidrato houver para consumir, mais ativo ele ficará – inclusive, nos momentos de repouso do corpo.

Consumir açúcar pouco antes de dormir significa que o organismo estará repleto de carboidratos, podendo ocasionar sonhos muito mais ativos e cheios de emoção do que se o organismo estivesse mais calmo.

“É como se o açúcar fosse o combustível do cérebro. Se jogarmos uma grande quantidade na última refeição do dia, isso vai interferir no sono e, consequentemente, no sonho”, afirma a nutricionista clínica e funcional Paulina Nunes Heringer.

Sabendo disso, pessoas que sofrem com pesadelos e sonhos muito agitados devem evitar consumir alimentos com muito açúcar antes de dormir e procurar ingerir alimentos calmantes, como suco de maracujá, chá de camomila e incluir ovos nas refeições.

A mudança na alimentação pode resultar em noites mais tranquilas e sonhos mais calmos, permitindo que haja uma melhora significativa na qualidade de vida e menos preocupação com as interpretações de pesadelos e sonhos assustadores.



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.