Porcentagem de etanol na gasolina aumenta para 25% a partir desta quarta-feira
Outro fator que deve colaborar para a instabilidade da indústria química é a redução de tributos no setor de etanol, anunciada pelo governo na semana passada

O percentual de etanol na composição de gasolina aumenta de 20% para 25% a partir desta quarta-feira (1º). A mudança foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) e o objetivo é reduzir a importação da gasolina e impulsionar a indústria do etanol no Brasil, segurando o preço do combustível, além de reduzir a pressão sobre as finanças da Petrobras.
No ano de 2011, o governo brasileiro reduziu a quantidade de etanol de 25% para 20% na composição da gasolina, devido à escassez na produção do biocombustível, porém, em 2013, a indústria da cana garante que vai dar conta da demanda de consumo.
Outro fator que deve colaborar para a instabilidade da indústria química é a redução de tributos no setor de etanol, anunciada pelo governo na semana passada. Entre as reduções estão: o corte integral do Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento de Seguridade Social (Cofins) para o etanol, deixando o governo de arrecadar cerca de R$970 milhões.
Uma linha de crédito com R$2 bilhões será criada para a estocagem do etanol, com prazo de 12 meses para o produtor e encargos de 7,7% ao ano.