Publicidade
Cotidiano
segurança reforçada

Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio iniciam na próxima segunda-feira (9)

Inep traz algumas novidades para o exame, como por exemplo, mudanças em relação a segurança: órgão também coletará das digitais dos participantes, por meio de leitores biométricos 03/05/2016 às 23:38
Show 2
Inscrições encerram no dia 20 de maio (Foto: Márcio Silva)
Luana Carvalho Manaus (AM)

Quem está se preparando para ingressar na faculdade deve ficar atento ao prazo das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que inicia na próxima segunda-feira (9), a partir das 9h do horário do Amazonas e 10h de Brasília. A inscrição estará disponível até o dia 20 do mesmo mês, até às 22h59 (AM) e 23h59 (BSB). As inscrições poderão ser feitas no site www.enem.inep.gov.br/participante.  

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que todos os alunos leiam atentamente o edital do Enem 2016, publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 15 do mês passado, mas que também está disponível no site do Ministério da Educação (MEC).

Neste ano, o Inep traz algumas novidades para o exame, como por exemplo, mudanças em relação a segurança do certame. Além de contar com o uso de porta-objetos lacrados para eletrônicos e detectores de metais, o órgão também procederá a coleta das digitais dos participantes, por meio de leitores biométricos. 

O Inep orienta, ainda, que o candidato mantenha os dados de contato, como e-mail e telefone atualizados caso o instituto precise  enviar informações importantes sobre o exame. Qualquer alteração poderá ser feita apenas durante o período de inscrição. 

Inscrição

No ato da inscrição, o candidato precisa ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade (RG). Os estudantes também precisam informar um endereço de e-mail pessoal e válido, que também servirá de via de comunicação entre a organização e o candidato.  
Durante a inscrição, o candidato precisa escolher o município do local da prova e indicar, ainda, a opção de língua estrangeira, que pode ser inglês ou espanhol, para as cinco questões da prova de linguagens.  Qualquer dúvida pode ser tirada por meio da Central de Atendimento do Ministério da Educação,   no telefone 0800-616161 que é gratuito para todo o País.

‘Nome social e necessidades especiais’

O Ministério da Educação lembra que travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social devem fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital, de 9 a 20 de maio. Entretanto, para usar o nome social, precisam encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário disponível on-line, por meio da Página do Participante, de 1º a 8 de junho de 2016.

Os participantes que necessitarem de atendimento especializado para autismo, dislexia, déficit de atenção, discalculia, deficiência intelectual ou outro atendimento deverão enviar documento comprobatório, no qual conste o Cadastro Internacional de Doenças (CID), também  de 1º a 8 de junho de 2016.

O candidato que portadores de algum tipo de necessidade especial que achar necessário um maior tempo para realização do Exame, poderá pedir acréscimo de 60 minutos no tempo de prova do Enem 2016. Solicitações de prova em braille, prova com letra ampliada , tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais entre outras necessidades devem ser informadas no ato da inscrição.

Publicidade
Publicidade